quarta-feira, 17 de abril de 2013

“Sesc partituras” disponibiliza gratuitamente material digitalizado

Projeto criou uma biblioteca on-line com acervo composto por obras que vão desde o período colonial até os dias de hoje

Imagine ter à disposição um vasto acervo com músicas. Mas não se trata de músicas convertidas em arquivos de áudio. Trata-se da música em seu estado primário. Em outras palavras, trata-se do projeto Sesc Partituras (http://www.sesc.com.br/sescpartituras/) , iniciativa que organizou uma biblioteca digital e gratuita criada para facilitar o acesso à cultura.
O processo de digitalização dos materiais teve início em 2007 e contou com computadores programados para trabalhar com editoração. Para aumentar o alcance do projeto, um site com sistema de busca foi criado. Nele é possível localizar os arquivos tanto por título da obra quanto pelo nome do compositor.
A lista de artistas (http://www.sesc.com.br/sescpartituras/compositores.html)  traz nomes de diferentes épocas. Uma boa fonte de pesquisa para quem procura conhecer a escrita musical desde o período colonial até os dias atuais. Quem acessar o Sesc Partituras pode fazer o download das obras gratuitamente, sem restrições – uma vez que todo o conteúdo pertence ao domínio público. Porém, adaptações e gravações sonoras de alguma das músicas necessitam de negociação direta com os representantes das mesmas.
Eis a chance de ampliar o repertório musical/cultural.

Postar um comentário