quinta-feira, 18 de abril de 2013

Nova oportunidade para compositores



No cenário brasileiro, infelizmente, não é todo dia que são anunciados concursos para  compositores. Com o intuito de renovar as oportunidades cada vez menores, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, um dos melhores conjuntos do país e que tem como diretor artístico e regente titular, o brilhante maestro Fabio Mechetti, anuncia a 5ª edição do Festival Tinta Fresca, que foi criado em 2008.
As inscrições para o concurso estarão abertas até o dia 20 de abril, e os finalistas terão a emoção de escutar suas obras pela Orquestra, assim como o vencedor terá encomendada uma obra sinfônica inédita, com a estreia marcada para a Temporada 2014 da Filarmônica de Minas Gerais.
Os candidatos selecionados poderão participar dos ensaios e, além disto, se reunirão com os membros do júri com o propósito de conhecer as ideias e percepções dos jurados sobre os trabalhos apreciados. O júri será composto por profissionais de importância no cenário nacional e, após a seleção, somente quatro obras serão ouvidas no concerto do dia 13 de junho, em Belo Horizonte. Não há limite de idade, mas sim de duração: as obras devem ter até 15 minutos.
A Filarmônica de Minas Gerais foi criada para tornar-se um grupo de excelência artística, e de fato está realizando suas metas, sobretudo na  divulgação da música contemporânea, especialmente a brasileira, dando o melhor dos exemplos, uma vez que conjuntos que têm incentivos de leis de fomentos e incentivos fiscais deveriam programar mensalmente obras de compositores brasileiros.
Entre as ações da orquestra, além do Festival Tinta Fresca, para compositores de todo o país, há também o Laboratório de Regência, que é uma atividade inédita no Brasil, abrindo, portanto, novas oportunidades para os jovens regentes. A coluna dá as dicas para as inscrições, para maiores informações, desejando boa sorte !

Edital: http://filarmonica.art.br/index.php/temporada/view/8
E-mail: tintafresca@filarmonica.art.br
Telefone: (31) 3219-9000

Nenhum comentário: