segunda-feira, 11 de novembro de 2013

II Virtuosi Século XXI traz o duo Wiktor e Demetre


O Ministério da Cultura e o BNDES apresentam o II Virtuosi Século XXI, de 26 a 28 de novembro no Recife. O evento, que acontece no Teatro Eva Herz, localizado na Livraria Cultura do Shopping RioMar, é um festival de música contemporânea, que tem em sua segunda edição a direção artística do maestro Rafael Garcia, coordenadoria de Ana Lúcia Altino e curadoria do compositor paraibano Marcílio Onofre.

A programação do evento está dividida em três segmentos: mostra de música contemporânea, série de encontros entre compositores e comunidade em geral, e oficina de composição. A mostra de música contemporânea compreende três concertos com a participação do duo formado por Wiktor Kociuban (cello) e Demetre Gamsachurdia (piano) que apresentarão o programa “Oracle’s Blast”; o saxofonista francês Clément Himbert e a Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia que terá como solista o violoncelista Fábio Presgrave. Os concertos serão realizados sempre às 20h, com entrada franca, no Teatro Eva Herz. Na programação dos concertos serão apresentadas obras dos compositores presentes no evento, assim como de outros compositores a exemplo de Berio, Jodlowski, Denisov, Langlotz, Dougherty e Takahashi.

A série de encontros entre compositores e comunidade acontece das 9 às 11h50, e das 13 às 15h45, também no Teatro Eva Herz. Esses encontros visam exposições e debates sobre o pensamento musical no Século XXI e sobre os vários aspectos da música atual, incluindo sua criação, interpretação e percepção. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no site www.virtuosi.com.br a partir do dia 1º de outubro.

A mostra de música traz o Duo Kociuban-Gamsachurdia, formado em 2011 pelos músicos Wiktor Bociuban (violoncelista e regente) e Demetre Gamsachurdia (pianista e compositor). O Duo recebeu reconhecimento internacional graças aos concertos em colaboração com Georg Friedrich Haas, Roland Moser, Rudolf Kelterborn, Balz Trümpy e Lukas Langlotz, especialmente na Suiça, Polônia, Georgia e Alemanha. Este ano eles realizaram vários concertos em festivais como o Schwetzinger Festspiele. A dupla enfatiza a importância de atividades educacionais, dando palestras e masterclasses sobre música nova e sua forma de execução.

Os compositores Stefano Gervasoni (Itália/França) e Johannes Walter (Alemanha) vão ministrar três oficinas de composição além de aulas especiais para os jovens autores que tiverem obras selecionadas para trabalhar em aulas individuais com os convidados. Outros importantes compositores com atuação no Brasil e no exterior também participarão como palestrantes do Festival. São eles: Silvio Ferraz (SP), Marcos Lucas (RJ), Paulo Costa Lima (BA), Marcilio Onofre e Eli-Eri Moura (PB). Além deles, haverá uma palestra dedicada aos 10 anos do COMPOMUS - Laboratório de Composição da UFPB. A participação nas palestras e nas oficinas é gratuita. No entanto, será necessário fazer inscrição para as mesmas através do site doe evento, considerando que haverá aproximadamente 70 lugares disponíveis em cada oficina/palestra. No caso específico das oficinas de composição, seis dos participantes poderão apresentar uma peça cada, para ser discutida com o ministrante, de acordo com os critérios explicados no site.


Serviço:
II Virtuosi Século XXI
Quando: 26 a 28 de novembro
Onde: Teatro Eva Herz (Livraria Cultural/Shopping RioMar)
Informações: (81)3363-0138 | www.virtuosi.com.br

Entrada franca

Nenhum comentário: