quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Magnífica catedral do século XV transformada em livraria


Para os fervorosos bibliófilos, a ida a esta livraria deve ser algo muito próximo de uma experiência espiritual. Arquitectos da Bk. Architecten converteram a maravilhosa catedral Broerenkerk, em Zwolle, na Holanda, numa moderna livraria.
Foi-lhes permitido alterar radicalmente o interior do edifício gótico, mediante a condição de manutenção de elementos originais, como os vitrais, a harpa e a decoração.
A estreiteza do edifício e as regulamentações associadas a este projecto único fizeram com que os designers tivessem de desenvolver soluções singulares para maximizar o uso do espaço. Foram incorporados mais 700 metros quadrados de zona comercial, incluindo um restaurante.
Ao estabelecer uma estrutura temporária e independente, os designers conseguiram colocar em três andares, situados nas zonas laterais da igreja, o espaço comercial, que pode ser retirado posteriormente, de forma à igreja retomar o seu estado original.
Este espaço religioso foi parte de um mosteiro dominicano fundado em 1465 e encerrado, após extinção das ordens religiosas, em 1580. De 1640 a 1982, a igreja foi utilizada para serviços protestantes. Após o seu restauro, entre 1983 e 1988, recebeu vários eventos culturais.
A loja Waanders in de Broeren abriu no início do Verão e, até agora, já recebeu dezenas de milhares de compradores pela sua grande entrada.






Nenhum comentário: