terça-feira, 19 de novembro de 2013

MinC investe em inclusão social pela música


O Ministério da Cultura (MinC) está enviando nove maestros brasileiros à Venezuela com o intuito de estudar a implantação e resultados do Sistema de Orquestras e Coros Juvenis da Venezuela, política pública que ficou mundialmente conhecida como El Sistema. Criado há 38 anos, o El Sistema ensina música atualmente a 400 mil jovens em 285 núcleos espalhados pelo país.

A ideia é: da vivência do El Sistema e de projetos brasileiros bem-sucedidos junto a comunidades carentes, elaborar uma metodologia inovadora a ser aplicada nos CEUs - Centro das Artes e Esportes Unificado.

Em abril, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, recebeu o fundador do El Sistema, maestro José Abreu, em seu gabinete e também um grupo de maestros brasileiros. Acertaram a missão que se inicia agora.


O maestro Amílson Godoy sistematizará o trabalho do grupo de maestros brasileiros que vai à Venezuela. Junto com ele viajam Ricardo Castro (que tem o projeto Neojiba – Salvador - Ba), Arthur Barbosa (com ação em projeto social em Fortaleza). Também Carlos Lima, Carlos Moreno, Claudio Cohen, Eliseu Ferreira, Lenir Boldrin e Roberto Duarte.

Nenhum comentário: