quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Orquestra Filarmonia Santa Catarina faz seu primeiro concerto sinfônico


No próximo dia 7 de novembro, a Orquestra Filarmonia Santa Catarina apresenta o espetáculo “Mestres da Era Clássica”, com a participação do solista Alberto Kanji (violoncelo). O concerto, o primeiro sinfônico da história da Filarmonia, será no Teatro Ademir Rosa, CIC (Centro Integrado de Cultura), Florianópolis. A entrada é gratuita.

Sob o comando do maestro Gustavo Fontes, 27 instrumentistas executarão o concerto para violoncelo em Ré Maior de Joseph Haydn, um dos mais importantes de todo o período clássico, e a sinfonia n°29 em Lá Maior de Wolfgang Amadeus Mozart. “Entre as sinfonias de Mozart do período intermediário, há duas que alcançaram especial relevo: a de n°25 e a de n°29. A sinfonia de n°29 celebrizou-se, sobretudo, pelo inconfundível lirismo natural de seus compassos iniciais”, observa Fontes.
O desafio é apresentar a música clássica, que fez parte da vida das pessoas entre a segunda metade do século 18 e o início do século 19, com as características da época. Contribuiu com a proposta agregar instrumentos de sopro à orquestra até então composta só por instrumentos de cordas, o que caracteriza um concerto sinfônico. “Com a entrada de instrumentos de sopro, timbres e cores diferenciadas dão mais vida ao concerto”, afirma o maestro.
Antes do concerto do dia 7 de novembro, a Orquestra Filarmonia Santa Catarina fará um ensaio aberto, das 10h às 12h. Alunos de três escolas públicas formarão a plateia.
O espetáculo “Mestres da Era Clássica”, parte do circuito de concertos da Temporada 2013 da Orquestra Filarmonia Santa Catarina, conta com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (Funcultural), e o apoio da Fundação Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis. A produção é da Sonorità Produções

Serviço
O quê: Concerto sinfônico “Mestres da Era Clássica”, da Orquestra Filarmonia Santa Catarina
Quando: 7/11, às 21h
Onde: Teatro Ademir Rosa, CIC, avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis.
Quanto: Gratuito. Ingressos precisam ser retirados a partir das 14h do dia 6/11 nas bilheterias do teatro do CIC, do TAC ou na Sonorità Produções.
Mais informações pelo telefone (48) 3204-9512.


Nenhum comentário: