segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Convocatória para Temporada de Projetos 2012 (SP)

Ficha de inscrição     O Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, lança a convocatória para a Temporada de Projetos 2012, que irá selecionar nove trabalhos inéditos de jovens artistas e um de curadoria. Esta é a 10ª edição do programa, que já lançou nomes de artistas e curadores hoje consagrados no cenário nacional. “Com este programa, o Governo de São Paulo influi positivamente sobre o panorama artístico do País, incentivando jovens talentos a pensar e realizar projetos inovadores”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.
 “A Temporada de Projetos chega a dez edições cumprindo seu objetivo de abrir espaço para a produção jovem e fomentar a arte contemporânea”, afirma Priscila Arantes, curadora e diretora técnica do Paço das Artes. “A principal meta dessa iniciativa é selecionar projetos visando ao estímulo, à reflexão e à produção de artistas e curadores emergentes, no sentido de fomentar a diversidade das linguagens artísticas em suas variadas formas de manifestação”, completa a diretora.
Os artistas escolhidos receberão o Prêmio de Participação de R$ 1.300. Já o projeto de curadoria receberá o valor de R$ 3.500.
A inscrição é gratuita e deve ser realizada entre 9 de agosto e 8 de outubro de 2011. A ficha de inscrição ficará disponível no site do Paço das Artes (www.pacodasartes.org.br).
Temporada de Projetos 2012
Serão aceitas propostas de candidatos de todo o Brasil, desde que contenham caráter contemporâneo, sejam inéditas e exclusivas. Para a categoria Projeto Curatorial, serão consideradas propostas que envolvam até sete artistas. Cada proponente poderá inscrever até três projetos, podendo ser escolhido apenas um, seja ele individual ou coletivo.
Os selecionados terão, ainda, espaço para discussão e reflexão: a cada mostra, o Paço promoverá o encontro “Projeto Portfólio”, tanto com os artistas quanto com o curador. A Temporada promove a produção de texto crítico, a publicação de ensaios e artigos no site, reunindo imagens e textos sobre a Temporada de todo o ano. Os participantes recebem também apoio para a divulgação de seus projetos, por meio do material impresso, da assessoria de imprensa e demais dispositivos de comunicação da instituição.
A seleção dos dez trabalhos contemplados será feita por uma comissão de até sete jurados, críticos e curadores convidados pela instituição. O resultado final será divulgado durante os meses de outubro e novembro de 2011, no site do Paço das Artes e na imprensa. Os artistas serão notificados por e-mail, correio ou telefone.
Equipe técnica
Diretora técnica e curadora Paço das Artes: Priscila Arantes
Gerente técnico: Juliano Ferreira
Produção: Maikon Rangel e Giovanna Bragaglia

Nenhum comentário: