quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Sonatori de la Gioiosa Marca mostra óperas e concertos de Vivaldi na Sala São Paulo

Um dos mais importantes grupos de música antiga da Europa, o Sonatori de La Gioiosa Marca faz nesta terça e quarta-feira, dias 18 e 19 de outubro, duas apresentações na Sala São Paulo, dentro da temporada 2011 da Sociedade de Cultura Artística. Há mais de 25 anos dedicando-se à prática de música antiga com instrumentos de época, o conjunto organiza atualmente seu próprio festival de música sacra vocal, além de ser frequentemente convidado por festivais de toda a Europa.
Fundado na cidade de Treviso, conhecida no Renascimento como Marca Gioiosa, o grupo de cordas é reconhecido pelo redescobrimento da grande tradição musical italiana do século XVII, com ênfase na música produzida na região do Veneto, principalmente à obra de Antonio Vivaldi. Entre suas premiações, o Sonatori de la Gioiosa Marca recebeu o Diapason d’Or pela gravação de Le Humane Passioni, em parceria com o violinista Giuliano Carmignola.
Sob regência de Francesco Fanna, maestro e diretor do Instituto Italiano Antonio Vivaldi, a orquestra apresenta no Brasil um repertório inteiramente dedicado à obra do compositor. No programa, que contará com a participação da soprano italiana Gemma Bertagnolli e das mezzo-sopranos Manuela Custer e Susanna Moncayo, serão apresentados o Concerto para cordas RV. 114, o Concerto para flautim RV. 443, o Concerto para alaúde RV 93, e trechos das óperas Juditha Triumphans, Orlando Finto Pazzo, Griselda, Tito Manlio, Giustino, Orlando Furioso e Andromeda Liberata.

Nenhum comentário: