quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Theatro Municipal e Bilbioteca Mário de Andrade recebem 3º Festival Internacional de Violão Leo Brouwer

Abertura acontece dia 23, às 11h, no Theatro Municipal de São Paulo e contará com uma apresentação do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
O Theatro Municipal de São Paulo (TMSP) recebe, dia 23, às 11h, o concerto de abertura do 3º Festival Internacional de Violão Leo Brouwer 2011, evento que chega a diversas cidades do país. A apresentação traz a Orquestra Sinfônica Municipal sob a regência do musicista cubano que batiza o evento. O programa faz homenagem ao povo japonês e conta com a presença do solista Shin-ichi Fukuda, violonista natural do país asiático.
Ainda no dia 23, às 17h, acontece o Encontro de Cordas Cuba/Brasil, no qual o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo interpreta quatro peças de autoria de Brouwer com primeira audição no Brasil: “Por el Cuerpo del Viento”, “La Danza Imposible”, “La Voz Ritual para el Comienzo del Año” e “Cambió el Ritmo de la Noche”. Depois do intervalo, dois virtuoses da música brasileira, Hamilton de Holanda, no bandolim, e Yamandú Costa, no violão, tocam duas peças da suíte “Retratos de Radamés Gnattali”, acompanhados pelo Quarteto.
Além do TMSP, também a Biblioteca Mário de Andrade é palco de cursos e ensaios abertos. Nicolas de Souza Barros conduz a primeira série de aulas, dia 24, sobre história da técnica dos instrumentos de cordas dedilhadas. Para se inscrever na atividade, é preciso preencher cadastro com antecedência no site: www.festivalleobrouwer.com.br. Dia 26, a partir das 9h30, o chileno Marcelo de La Puebla ministra a primeira masterclass na Biblioteca, seguida por duas palestras com o violonista chileno Luciano Morais, da Universidade de São Paulo, e Humberto Amorim, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. De 25 a 27, sempre às 18h, ocorrem ensaios abertos ao público. No último dia, acontece o Encontro de Violões Chile/Brasil, com homenagem a Víctor Jara, músico e ativista chileno morto em 1973. Na apresentação, de La Puebla será o solista.
O encerramento está marcado para dia 30, às 11h, no Museu de Arte de São Paulo (Masp).
Serviço:
/ Theatro Municipal de São Paulo. Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. Bilheteria: 3397-0327, de 2ª a 6ª, das 10h às 19h, ou até o início do espetáculo. Sáb., dom. e feriados, das 10h às 17h, ou até o início do espetáculo. Nos concertos de domingo às 11h, aberta excepcionalmente às 9h.
/ Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94, Consolação, Centro. Tel. 3256-5270. 
Veja a Programação Completa:
ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL
Concerto de abertura em homenagem ao povo japonês. Regência: Leo Brouwer. Solista: Schin-Ichi Fukuda (violão).

Nenhum comentário: