quinta-feira, 5 de abril de 2012

Fundação oferece 40 bolsas de estudos para intercâmbio nos EUA e na Espanha

Prédio da Fundação Botín, na Espanha

A Fundação Botín, primeira fundação privada da Espanha, abriu o processo seletivo para a terceira edição do programa Fortalecimento da gestão pública na América Latina, que dará 40 bolsas de estudos para um curso intensivo de dois meses para os universitários de administração e gestão pública.
As inscrições vão até o dia 4 de maio e a indicação dos estudantes é feita pelos reitores das universidades, que podem apresentar até três candidatos entre os alunos com melhor desempenho acadêmico e que tenham inclinação para o serviço público. O cadastro deve ser feito no site da fundação. 
O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de junho e o curso acontece de 8 de outubro a 30 de novembro deste ano, nos Estados Unidos e na Espanha
O conteúdo do programa engloba educação, aspecto jurídico, institucional, economia e sociedade civil. A fundação financiará a matrícula e todas as despesas de viagem, hospedagem e alimentação dos alunos.

Após participarem do curso, os estudantes passam a fazer parte da rede internacional de gestores públicos, criada em 2011, que visa ampliar o compartilhamento de experiências vividas pelos estudantes durante o programa. A rede também procura contribuir para o lançamento e a implementação de todos os projetos feitos durante o curso. A cada edição, novos estudantes passam a compor a rede.
A rede envolve, ainda, a criação de uma usina de ideias que pretende promover o curso como referência na concepção de um polo de pensamento orientado para as administrações públicas na América Latina. O conjunto de integrantes poderá participar na criação de instituições e fóruns para formação de agentes sociais interessados na gestão pública e no fortalecimento das instituições.

Na última edição do programa, participaram 318 faculdades e 917 candidatos concorreram as bolsas. Desde a primeira edição, o programa já recebeu US$ 3 milhões e ofereceu, ao todo, 120 bolsas de estudos.

Nenhum comentário: