sexta-feira, 13 de abril de 2012

A QUATRO MÃOS, SÃO ATRAÇÃO NA SÉRIE "MÚSICA NO MASP"


A série Música no MASP tem sempre concertos gratuitos às terças-feiras, às 12h30, no Grande Auditório do MASP.
O segundo concerto da Temporada 2012 acontece no próximo dia 17 de Abril: um recital de piano a quatro mãos com Maurícy Martin e Nathália Kato.
A programação musical de São Paulo tem desde 2007 uma saborosa série gratuita de concertos e shows de música instrumental. Idealizada e realizada pela Art Invest, a série Música no MASP tem suas apresentações realizadas sempre às terças-feiras, às 12h30, no Grande Auditório do MASP.
        O público primário do projeto é o grande número de pessoas que circula cotidianamente no horário de almoço pela Avenida Paulista, um fluxo estimado em mais de 1,5 milhão de pessoas por dia. Mas a série atrai também os paulistanos apaixonados pela boa música, bem como umm crescente número de turistas que vêm à Capital para visitas ao Museu.
Piano a quatro mãos – Depois do concerto de abertura da temporada, com a orquestra de câmara argentina Camerata Bariloche, a série Música no MASP prossegue na terça 17 de Abril com um recital a quatro mãos pelos pianistas Maurícy Martin & Nathália Kato.
        Maurícy Martin, músico veterano, destaca-se na cena brasileira por sua atuação como pianista e por seu trabalho pedagógico, focado na formação de jovens pianistas. Graduado pela Indiana State University, obteve na Escola de Música da mesma universidade o título de Mestre em Piano e na Boston University o título de Doutor em Música. Desde 1985 é professor de piano no Departamento de Música da UNICAMP.
        A jovem paraense Nathália Kato é bacharel em Música pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e no período 1992-1995 realizou estudos musicais no Japão. De volta a Belém, sua cidade natal, ingressou no Conservatório Carlos Gomes. Atualmente cursa o Mestrado em Música na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob orientação de Maurícy Martin e co-orientação de Ricardo Ballestero (USP).
        Maurícy e Nathália vêm se dedicando a recitais comentados de piano a quatro mãos, de caráter didático, buscando destacar a importância e o valor do gênero. O programa tem três peças:
        A Sonata KV 381, de Mozart (obra de 1772, em três movimentos), originalmente escrita para quatro mãos e marcada por características sinfônicas bastante recorrentes, reflexo da intensa produção sinfônica do periodo.
        A Fantasia op. 103, de Schubert (em quatro movimentos, escrita para quatro mãos em 1828), considerada umas das mais importantes obras do compositor, não apenas para o gênero, como também de toda sua produção pianística. De caráter melancólico, a obra contém uma linha melódica pontuada que é reminiscente do estilo húngaro.
        Fecha o recital Congada, de Francisco Mignone. É uma transcrição para piano a quatro mãos do bailado do 2º ato de "O Contratador de Diamantes", primeira ópera do compositor, obra escrita na Itália em 1921.
S E R V I Ç O
Série MÚSICA NO MASP
Sempre às terça-feiras, 12:30 horas
17 de Abril
MAURÍCY MARTIN & NATHÁLIA KATO
piano a quatro mãos
Programa:
•Mozart, Sonata KV 381
•Schubert, Fantasia op. 10
•Francisco Mignone, Congada
MASP (Grande Auditório, 374 lugares)
Av. Paulista 1578, Bela Vista, tels. 3266-3645 e 3266-3569
ENTRADA FRANCA
Retirada de ingressos na bilheteria do museu
Duração: 60 min.
Indicação etária: Livre para todos os públicos

Nenhum comentário: