quarta-feira, 7 de março de 2012

Amaral Vieira


José Carlos do Amaral Vieira é um dos mais bem sucedidos e versáteis músicos brasileiros da atualidade. Nascido em 1952 em São Paulo Seus Mestres no Brasil foram Souza Lima (piano ) e Artur Harmann (composição). Na França, estudou no Conservatório de Paris sob a orientação de Lucette Descaves (piano) e Olivier Messiaen (composição). Como bolsista do DAAD, diplomou-se pela Faculdade Superior de Música de Freiburg, onde estudou com Carl  Seemann (piano) e Konrad Lechner (composição). Em seguida realizou, a convite do Conselho Britânico, em Londres, um estágio com o pianista Louis Kentner, que foi sua vez discípulo de um ex-aluno de Liszt na Hungria. Suas realizações fonográficas, como compositor e intérprete, contam 72 títulos, editados em LPs, cassetes e CDs, e cobrindo um vasto repertório, com ênfase na obra de Franz Liszt e em suas próprias composições, que ultrapassam 500 obras. Estão distribuídos no Brasil, Europa, Japão e Estados Unidos.
Recebeu 10 prêmios como pianista, 16 como compositor, e 10 distinções em reconhecimento ao seu trabalho artístico no Brasil, França, Alemanha, Inglaterra, Hungria e Japão. Ocupou a presidência da Sociedade Brasileira de Musicologia no triênio 1993/1995, e em 1998 o tomou posse da presidência da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea/SBMC, International Society for Contemporary Music, Brazilian Section, para um mandato de quatro anos.
É responsável pelo programa de música sacra "Laudate Dominum", da Cultura FM de São Paulo, que vai ao ar todos os domingos, com reprise às quintas-feiras.
Suas turnês de concertos incluíram, afora o Brasil, quase todos os países da Europa, América do Sul, Oriente Médio, China e Japão

Nenhum comentário: