terça-feira, 6 de março de 2012

Secretaria de Cultura abre inscrições para Escola de Música – Americana – SP.


A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana abre inscrições para a Escola Municipal de Música “Heitor Villa-Lobos”, nesta segunda-feira (5/3), no Centro de Cultura e Lazer, CCL. São oferecidas 320 vagas. Os cursos são totalmente gratuitos. As inscrições, que se encerram na quinta-feira (8/3), podem ser feitas na Avenida Brasil, nº 1293, Jardim São Paulo, das 8h às 17h. O candidato que tiver menos de 18 anos terá que ter assinatura dos pais ou responsáveis nos documentos emitidos pela Secretaria e participar de todas as etapas do processo organizado pela Escola de Música. Outras informações pelo telefone (19) 3408-8015.
A Escola de Música oferece cursos de teoria e percepção musical, técnica vocal, bem como instrumentos: flauta transversal, clarineta, saxofone, tuba, trombone, trompete, trompa, bombardino, percussão, violino, viola, violoncelo, violão e contrabaixo acústico. A idade mínima para os cursos é de nove anos.
Segundo a coordenadora da Escola de Música, Thais Rillo, o curso de Teoria Musical tem oito semestres. O aluno participa, durante 6 meses, de aulas teóricas e, somente após este período, começa a trabalhar com instrumentos musicais. “Em oito semestres ele completa o curso, mas tem alunos que, para não perder a prática, continuam na Escola”, afirmou Thais.
“Uma grande conquista para a Escola de Música foi a contratação de 17 profissionais na modalidade “Professor de Escola de Música”, o que possibilitou a abertura de 320 novas vagas”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, José Vicente De Nardo. As vagas serão distribuídas da seguinte maneira: a partir de nove anos (200 vagas); de 18 a 30 anos (30 vagas); a partir de 31 anos (30 vagas); Musicalização Infantil – sete e oito anos (60 vagas). Com o aumento do número de professores, a Secretaria de Cultura poderá oferecer 30 vagas para moradores de outras cidades (idade de 9 a 30 anos).
“Os alunos que participam de nossos cursos de formação ficam em condições de prestarem vestibular para a área. Vários deles ingressaram na UNESP, Unicamp, UNIMEP e USP em 2008 e 2009. Nossa missão é capacitar a pessoa humana para o exercício profissional e para o compromisso com a vida, mediante a sua formação integral, missão esta que se caracteriza pela aptidão musical, pelo ensino e pela difusão da cultura, inspirada nos valores éticos e culturais, que dão pleno significado à vida humana”, disse o secretário de Cultura e Turismo, José Vicente De Nardo.
“Para este ano abriremos duas salas para adultos, sendo uma de 18 a 30 anos e uma a partir de 31 anos sem limite de idade, no período noturno (60 vagas)”, revelou Thais Rillo. “Mais uma novidade em 2012 será o início do “Projeto de Musicalização Infantil” para crianças de sete e oito anos (60 vagas)”, disse a coordenadora. Com isso, a escola de música pretende atender a demanda de uma faixa etária menor à abordada pelo projeto flauta doce, ampliar o coro infantil da Escola e preparar crianças de sete e oito anos para a teoria de flauta doce, sensibilizando estas crianças para o aprendizado de música através dos processos de musicalização.


Nenhum comentário: