quarta-feira, 14 de março de 2012

Turíbio Santos faz o primeiro evento comemorativo de seus 50 anos de carreira

Fundação Eva Klabin
15 de março de 2012, às 20h30
Programação e produção: Nenem Krieger
Organização: Marcio Doctors
Convidado: Turíbio Santos (violonista)

 A Fundação Eva Klabin realiza o primeiro concerto da série “Concertos de Eva” de 2012, no próximo dia 15 de março, às 20h30, com o violonista Turíbio Santos. No programa, obras de Luyz de Narvaez, Alonso de Mudarra, Fernando Sor, Villa-Lonos, Tom Jobim, Jackson do Pandeiro e do proprio Turíbio. O concerto na Fundação Eva Klabin faz parte dos eventos comemorativos dos 50 anos de carreira de Turíbio Santos, em 2012.
Antes do concerto, a Fundação Eva Klablin convida os espectadores a uma visita guiada pelo museu, às 19h, e oferece um coquetel no jardim, às 20h
Turíbio Santos (1943, São Luis do Maranhão) é considerado pela crítica e pelos especialistas como um dos maiores violonistas da atualidade. É o atual Presidente da Academia Brasileira de Música, instituição criada por Heitor Villa-Lobos. Gravou 65 LPs para Erato-WEA(Paris), Chant du MOnde (Paris), Kuaruop, Visom e Ritornelo (Rio de Janeiro) e editou coleções de partituras pela Max-Eschig (Paris) e Ricordi (São Paulo). Tem intensa atividade junto aos músicos brasileiros, tendo redescoberto e regravado os compositores João Pernambuco, Garoto e Dilermando Reis. Em 1983 criou a Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, e dois anos depois criou a Orquestra Brasileira de Violões. Seus últimos lançamentos fonográficos foram respectivamente "Turíbio Santos interpreta Agustin Barrios" na Delira Musica, "Violão Sinfônico" com os Concertos para Violão e Orquestra de Edino Krieger e Sergio Barboza, dedicados a ele, e o Concerto de Villa-Lobos, dedicado a Andres Segovia, e a "Introdução aos Choros", também de Villa-Lobos, todos sob a regência de Silvio Barbato. Essa gravação foi indicada para o Grammy Latino em 2008. Comemorando seus 65 anos em 2008, Turíbio lançou seu 65º CD "Mistura Brasileira" com músicas de Villa-Lobos, Tom Jobim, Ricardo Santos e do próprio Turíbio em três dias de shows lotados na gestão da produtora Nenem Krieger na Sala Baden Powell, uma iniciativa da gravadora Delira Música.
FUNDAÇÃO EVA KLABIN
A Fundação Eva Klabin abriga a coleção reunida por Eva Klabin (1903-1991), um dos mais importantes acervos de arte clássica dos museus brasileiros, contando com mais de duas mil peças que cobrem um arco de tempo de quase 50 séculos, do Egito Antigo ao Impressionismo. A coleção está em exposição permanente e aberta ao público na casa-museu instalada na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos e abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa. Nascida do desejo da colecionadora de legar o precioso acervo reunido ao longo de toda uma vida à cidade do Rio de Janeiro, a Fundação foi criada em 1990, um ano antes do falecimento de sua idealizadora e instituidora e foi oficialmente aberta ao público pelo então ministro da Cultura, Francisco Weffort, em agosto de 1995. Ao longo destes anos de existência a Fundação tem oferecido uma programação cultural variada e de qualidade que inclui, além das visitas guiadas ao acervo, atividades como exposições, concertos, filmes, cursos e conferências, tornando-se referência na vida cultural da cidade do Rio de Janeiro.
PROGRAMA:
Violão, da vihuela a MPB

Luyz de Narvaez - Diferencias sobre guardame las vacas
Alonso de Mudarra - Fantasia que contrahace la harpa de ludovico
Fernando Sor - Rondo op 22
Fernando Sor - Variações sobre um tema de Mozart
Turibio Santos - Suite de Danças concertantes Sonhos,Forró,Samba Lamento,Carimbó, Valsa do Amanhecer, Frevo dos Aflitos
Heitor Villa-Lobos e Tom Jobim - Estudo 4 e Samba de uma nota só
Jackson do Pandeiro – Tributo

 Concertos de Eva

Fundação Eva Klabin
Ingressos: R$50,00 inteira | R$25,00 meia (acima de 60, estudantes e classe musical)
Capacidade auditório: 80 pessoas
Reservas com antecedência:
3202-8554 / 3202-8550

Nenhum comentário: