quarta-feira, 28 de março de 2012

Música no Palácio

Centro Cultural do Palácio da Justiça Federal

A comunidade da Escola de Música (EM) acaba de ganhar mais um espaço para apresentação, fruto de parceria firmada com o Centro Cultural do Palácio da Justiça Federal (CCPJ). Os primeiros concertos ocorrerão em abril, “apostando na diversidade”, define o professor Eduardo Biato, que se despede da direção do Setor Artístico. Quem assume é o professor João Vidal que, para isso, deixou a chefia do Departamento de Música de Conjunto. O projeto segue até o final do ano, com programação também em setembro, novembro e dezembro.
Na abertura, os professores Eduardo Monteiro e Clara Albuquerque dedicam o programa aos “Bach na Corte de Frederico, o Grande, Rei da Prússia (1712-1786)”. Vão apresentar obras de Johann Sebastian e Carl Philip Emmanuel Bach, compostas para o rei, em comemoração aos 300 anos de seu nascimento:

- Apaixonado pelas artes da música e da guerra, Frederico, o Grande, tinha sob contrato um time que incluía os maiores compositores da época. O mais notável de todos era Carl Philip Emmanuel Bach. Já seu pai, Johann Sebastian, não teve a mesma sorte. Suas tentativas de sedução do “rei flautista” por meio de composições dedicadas a ele (Oferenda Musical) e a seu secretário pessoal, também flautista (Sonata em mi maior) não conseguiram reverter a opinião do monarca sobre o velho Bach, a de que se tratava de um compositor esteticamente ultrapassado. O concerto apresenta composições que expressam bem o drama que os dois Bach vivenciaram na visita que Johann Sebastian fez a seu filho em Berlim no ano de 1747 - informa o professor Eduardo.

Os recitais ocorrem sempre às 19h, no CCPJ, à rua Dom Manuel 29, Centro -RJ.

Nenhum comentário: