segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Abertas as inscrições para bolsas de estudos na Espanha

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) informa que as inscrições para concorrer à bolsas de estudos para cursar um semestre na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha, podem ser feitas até o dia 28 de setembro, no sítio www.santanderuniversidades.com.br/bolsas. A seleção faz parte do Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação do Santander Universidades. Cinco acadêmicos da UNIR serão contemplados.
A UNIR já tem parceria com a Universidade Pablo de Olavide desde 2007, quando foi firmado convênio, e ao longo deste tempo várias ações foram desenvolvidas, como curso de pós graduação e seminários. Para o reitor da instituição, professor doutor Januário Amaral, este é um passo importante para internacionalizar a UNIR. “Estamos transpondo as barreiras regionais e a universidade espanhola já é uma parceira nessa disseminação de conhecimento e intercâmbio”.
Para participar do Programa de Bolsas Ibero-Americanas, o estudante deve estar matriculado como aluno regular na instituição; ter coeficiente de rendimento superior ou igual a oito e no máximo uma reprovação até o atual período; estar cursando a partir do 2º ano (ou 3º semestre); e não ter participado de nenhum programa de bolsas de estudos de mobilidade internacional de iniciativa do Grupo Santander.
A coordenadora de Relações Internacionais da UNIR, professora doutora Valéria de Oliveira, assinalou a necessidade de proporcionar ao acadêmico a interação com outras instituições. “Temos que fazer com que a instituição se insira no contexto global, abrindo fronteiras para os alunos e possiblidades para que possam ter uma formação contextualizada com que acontece no mundo”, explicou.
Os estudantes admitidos no programa deverão permanecer regularmente matriculados na instituição; concordar em estudar durante o período de vigência da bolsa, com dedicação integral na universidade hospedeira, em um programa de estudos aprovado pelas autoridades competentes da IES; escolher cursos na universidade hospedeira que possam ser aproveitados para o seu currículo na instituição; contratar seguro internacional (obrigatório), assumir eventuais gastos adicionais incorridos pelos cônjuges, dependentes ou acompanhantes; cumprir com todas as condições estabelecidas nos Princípios Gerais do Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidades; além de poder beneficiar-se de programas de auxílio financeiro na IES ou outros órgãos de fomento.
Após a inscrição, os candidatos devem entregar a documentação exigida na PROGRAD ou na Direção dos Campi até o dia 29 de setembro de 2011. O envelope deve conter cópia do comprovante de inscrição preenchido e assinado; histórico escolar da UNIR; curriculum lattes documentado; carta de recomendação assinada por professor ou chefe de departamento do curso; carta assinada, explicando os motivos pelos quais pleiteia vaga no programa; cópia de RG, CPF e passaporte.
O valor da bolsa de estudos é de € 3.000,00 (três mil Euros), equivalente à R$ 7.047,90, pago diretamente ao aluno em conta Santander, na modalidade universitária. O Programa do Santander Universidades prevê a distribuição de mil bolsas de estudos para alunos de graduação matriculados em universidades ibero-americanas. As bolsas estão divididas entre universidades de 10 países (Argentina, Brasil, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai).
Saiba mais informações ligando para 2182-2020 ou 2182-2065, ou acessando o sítio www.santanderuniversidades.com.br/bolsas.
Postar um comentário