terça-feira, 13 de setembro de 2011

Pianista Olga Kiun é homenageada em concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

Olga Kiun


A pianista Olga Kiun, um dos grandes nomes da música erudita, será homenageada em dois concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro Osvaldo Ferreira. O primeiro acontece na quarta-feira (14) às 20h, no auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), e na sexta-feira (16) no Canal da Música também às 20h, durante o aniversário de 56 anos da Rádio E-Paraná.
Compõem o repertório o concerto para piano nº. 2 (Sergei Rachmaninov); Estudos Transcedental nº. 12 (Chasse-Neige); Anos de Peregrinação (Les Cloches de Genève e Orage), de Franz Liszt; Sinfonia em La menor, Op. 56 Escocesa, de Felix Mendelssohn.
Olga Kiun é descendente de uma tradicional família de músicos soviéticos. Iniciou seus estudos aos 6 anos com a mãe e a avó, ambas professoras do Conservatório Musical de Chisineu (Moldávia). Aos 9 anos fez seu primeiro recital solo e aos 12 realizou seu primeiro concerto como solista de orquestra. Ingressou no Conservatório Tchaikovski (Moscou), na classe do consagrado pianista Lev Obórin. Ainda como aluna foi laureada no Concurso Internacional George Enescu (Romênia). Integrou o “Mosconcert”, com o qual realizou recitais, concertos e gravações para rádio e TV por toda a União Soviética.
Hoje, consagrada internacionalmente, a pianista possui um repertório que abrange desde compositores do século XVII até contemporâneos, com ênfase nos românticos. Atuou nos mais conceituados grupos musicais brasileiros. Em Curitiba, esteve pela primeira vez em 1991 e ali criou raízes. Foi professora na Escola de Belas Artes do Paraná durante quatro anos. Recentemente, lançou o seu primeiro CD, homenageando compositores russos e brasileiros como Dmitri Shostakovich, Claudio Santoro e Mozart Camargo Guarnieri.
Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná – Tributo a Olga Kiun.
Regência: Maestro Osvaldo Ferreira.
Solo (piano): Olga Kiun.
Dia 14 de setembro (quarta-feira), às 20h.
Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto - Guairão (Rua XV de Novembro, s/nº - Centro. Curitiba/PR).
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)
Dia 16 de setembro (sexta-feira), às 20h.
Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês. Curitiba/PR).
Ingressos: R$ 10,00 (inteira)

Nenhum comentário: