terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Amazon chega ao Brasil com megasservidor

A Amazon, uma das principais empresas de internet do mundo, anuncia hoje o início das suas operações no Brasil com seus serviços on-line corporativos, informa reportagem de Camila Fusco publicada na Folha desta quinta-feira.
A íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL (empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
A primeira iniciativa da companhia no país será por meio de sua divisão Amazon Web Services (AWS) dedicada ao modelo de computação em nuvem, em que os clientes corporativos pagam mensalmente pelo uso dos servidores da companhia.
Essa espécie de "aluguel" dispensa que as empresas comprem seus próprios servidores e paguem apenas pela capacidade computacional que necessitam. Serão 30 serviços no país.
"A razão está principalmente no crescimento econômico e potencial de gastos com tecnologia no país", diz o vice-presidente Andy Jassy.
Hoje a empresa tem entre os clientes o site de compras coletivas Peixe Urbano e a companhia aérea Gol, que utilizavam os servidores da companhia nos EUA.
Com a abertura da operação em São Paulo, a ideia é reduzir em 70% o tempo de acesso aos arquivos e sistemas que rodam nos servidores controlados pela Amazon.
A base paulistana servirá também clientes de países como Chile, Peru e Argentina.
Entre os concorrentes locais que já oferecem soluções do gênero está o UOL Cloud, oferecido pelo UOL Host, divisão do portal UOL, empresa pertencente ao Grupo Folha, que edita a Folha.
Lançado em julho deste ano, o serviço está com 3.000 servidores de empresas.

Nenhum comentário: