sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Concerto de encerramento de temporada da Orquestra de Sopros (RJ)


Marcado para o dia 5, às 18h30, no Salão Leopoldo Miguez, o último concerto da temporada 2011 da Orquestra de Sopros da UFRJ traz como atração uma das mais importantes obras brasileiras para banda sinfônica – a Fantasia Coral “In Nativitate Domini”, do compositor, musicólogo e pianista Amaral Vieira.
A orquestra estará mais uma vez sob o comando do seu regente Marcelo Jardim e o espetáculo conta com a participação do Coro Sinfônico da UFRJ e do Coral Brasil Ensemble, com as maestrinas Maria José Chevitarese e Danielly Souza. A solista será a mezzo-soprano Noeli Mello.
Encomenda pela Banda Sinfônica do Estado de São Paulo em 1991, a Fantasia Coral estreou no mesmo ano. Ao estilo de antífona, nela a banda sinfônica é dividida em dois grupos que dialogam, ao mesmo tempo que desenvolvem quatro textos sacros da natividade: o Introitus, celebra a vinda do menino Jesus, o Graduale, anuncia a graça divina para os homens, o  Magnun Mysterium, evoca o mistério sagrado do nascimento de Jesus e o Aleluia, dá graças porque Cristo está na Terra.
Na primeira parte, é apresentado o mote pelos metais, conduzindo ao tema principal por todo o conjunto, servindo como uma preparação a entrada do grande coro, que estará presente de forma constante nas duas primeiras seções. Já em o Magnum Mysterium, é o mezzo-soprano que conduz o tema principal, seguido pelas vozes masculinas do coro, e logo a seguir todo o efetivo sinfônico. Seguindo uma tradição barroca, a peça finaliza com uma triunfante Aleluia.

Nenhum comentário: