sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

UFRJ acaba com o vestibular e selecionará pelo Enem


Do total de vagas em 2012, 30% serão destinadas a alunos de escolas públicas
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiu nesta quinta-feira acabar com o vestibular na instituição. A partir de 2012, todas as vagas serão preenchidas a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Do total, 30% serão reservadas para alunos de escolas públicas com renda familiar de um salário mínimo por pessoa. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário.
As vagas serão oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com exceção das de cursos que exijam Teste de Habilidade Específica. O sistema centraliza vagas de instituições de ensino superior públicas de todo o País.
No ano passado, a UFRJ optou por adotar cotas pela primeira vez. Vinte por cento das 9060 vagas oferecidas foram destinadas a estudantes de escolas públicas, 40% foram preenchidas pelo Sisu e as outras 40% pelo vestibular tradicional da universidade. O vestibular, que agora será extinto, teve 43,52% de abstenção. Mais de 40 mil candidatos não compareceram aos locais de prova do total de 92.013 inscritos

Nenhum comentário: