quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

X Festival de Violeiros Repentistas de Salvador acontece neste domingo (BA)

Para melhor visualização clique sobre o banner

No domingo, 11 de dezembro, acontece na cidade a décima edição do Festival de Violeiros de Salvador no Espaço Cultural dos Comerciários, em Nazaré, a partir das 14h com entrada franca. O evento busca reconhecer a importância da literatura de cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do povo nordestino e brasileiro, além de divulgá-la para as novas gerações.
Foram selecionadas sete duplas de violeiros repentistas e cordelistas que cantarão repentes em diversas modalidades, a exemplo de sextilha, quadra, mote de 7, mote de 10, beira mar, martelo agalopado, rojão, pernambucano e martelo alagoano. O Festival é apresentado por Bule-Bule, e o encerramento contará com a apresentação do grupo de samba Semente da Roça (Salvador-BA). As duplas receberão um troféu de participação e classificação, e terão publicadas suas obras em um folheto de cordel confeccionado pelo evento.
Mesmo sendo de origem bastante remota e dotado de simplicidade, o cordel não deixou de dialogar com a atualidade e manteve sua característica principal: relatar os acontecimentos do cotidiano. Política internacional, ecologia, corrupção e até Internet já viraram temas de cordel. Diante de tantas inovações, os cordelistas urbanos tentam manter viva uma das tradições do cordel: a de homenagear seus antepassados.
O QUE: X Festival de Violeiros Repentistas de Salvador
QUEM: Antônio Queiroz (Serrinha) e Davi Ferreira (Ichu); Leandro Tranquilino (Lauro de Freitas) e Zé Pedreira (Araci); João Ramos (Feira de Santana) e Caboclinho (Feira de Santana); Zé Francisco (Feira de Santana) e Bráulio Pinto (Serrinha); Antônio Maracujá (Riachão do Jacuípe) e Naldinho (Riachão do Jacuípe); Lavandeira (Valente) e Beija Flor (Lafaiete Coutinho); Lucas de Oliveira (Irecê) e Sabiá (Serrinha)
QUANDO: 11 de dezembro de 2011 (domingo), a partir das 14h
ONDE: Espaço Cultural dos Comerciários (Nazaré)
QUANTO: grátis
Realização: Ordem Brasileira dos Poetas de Literatura de Cordel
Produção: Plataforma de Lançamento
Patrocínio: Governo Federal através do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa do Assaré
Apoio: Comerciários de Salvador
Informações: (71) 3355-3341

Nenhum comentário: