sexta-feira, 25 de maio de 2012

Com um acervo de mais de 120 mil livros, Biblioteca Pública de Caxias do Sul será reinaugurada

A construção foi reparada em toda sua parte hidráulica e elétrica. Entrega à comunidade será no dia 28

A Biblioteca Pública Dr. Demetrio Niederauer, de Caxias do Sul será entregue revitalizada na próxima segunda-feira, 28. De acordo com a secretaria da Cultura a reforma se fez necessária devido ao aumento do acervo, do contingente de público atendido e também pelo prédio onde a biblioteca está, ser uma edificação antiga.
A construção foi reparada em toda sua parte hidráulica e elétrica. Foi colocada iluminação adequada a cada ambiente, com sistema de segurança, por meio de alarmes e dispositivos contra fogo. Todos os andares foram pintados, ganhando também um novo formato com rampas de acesso a todos os setores e aos banheiros, pensando-se nos usuários que são portadores de algum tipo de deficiência.

Hoje a Biblioteca busca que todos tenham acesso aos livros, a partir de uma nova disposição das estantes, que proporciona mais acessibilidade para todos (cadeirantes, por exemplo, poderão transitar com mais facilidade e autonomia).
Outro grande diferencial são as Coleções Especiais, agora abertas ao público, e a criação de uma sala para as Obras Raras, que estão em processo de organização, para posteriormente serem disponibilizadas ao público.

A biblioteca está toda informatizada, por meio do Sistema Biblio, onde o usuário pode, de sua casa, tomar conhecimento de todo o acervo disponível, seja para pesquisa ou empréstimo, podendo também reservar o livro que deseja retirar. O Facebook e o Blog da Biblioteca divulgam todos os eventos que acontecerão, sendo mais um veículo de comunicação entre a comunidade e a instituição.
Dentro deste contexto, a biblioteca se propõe a potencializar a inclusão digital, inclusão de portadores de deficiência física ou mesmo inclusão social, seja por meio de um prédio preparado para receber a comunidade, seja por funcionários capacitados, por cursos de formação e também pelas ações que são oferecidas pelo Programa Literatura Sem Fronteiras. Por todos esses diferenciais é que a Biblioteca Pública Municipal foi eleita, pela Câmara Rio-Grandense do Livro, a "Biblioteca do Ano".

Localizada no prédio da Casa de Cultura Dr. Percy Vargas de Abreu e Lima, a instituição conta com um acervo de aproximadamente 120 mil livros, distribuídos entre os Setores de Empréstimo Domiciliar, Pesquisa, Coleções Especiais e Obras Raras. Está também à disposição da comunidade por meio do Telecentro Comunitário, do Setor de Periódicos e do Livro Livre.


Nenhum comentário: