quinta-feira, 17 de maio de 2012

Theatro São Pedro – Audições para formação de Coro

Theatro São Pedro

Estão abertas as inscrições para cantores líricos interessados em integrar o coro da ópera L’Elisir d’Amore, de Gaetano Donizetti . São 24 (vinte e quatro) vagas divididas em:

- 6 (seis) vagas para Sopranos
- 6 (seis) vagas para Mezzo-sopranos ou Contraltos
- 4 (quatro) vagas para Tenores I
- 4 (quatro) vagas para Tenores II ou Barítonos agudos
- 4 (quatro) vagas para Baixos ou Barítonos graves

As inscrições podem ser feitas através do email audicao@theatrosaopedro.org.br de 16 a 19 de maio de 2012, através do envio da ficha de inscrição disponibilizada no site  http://www.pensarte.org.br  devidamente preenchida.
Exigências para a Seleção
Para esta seleção, o cantor deverá:
- Cantar uma ária ou canção em italiano de livre escolha sendo que a produção do Theatro São Pedro fornecerá o pianista acompanhador (é necessário entregar uma cópia da partitura no primeiro dia de seleção);
- Preparar os seguintes trechos corais da ópera L’Elisir d’Amore (A partitura com estes trechos está disponível no link: www.pensarte.org.br/audicoes):

a) Início do Primeiro Ato – Coro d’introduzione – “Bel conforto al mietitore”
b) Trecho do Primeiro Ato – Coro – “Che vuol dire cotesta suonata?”
c) Início do Segundo Ato – Coro d’introduzione – “Cantiamo, facciam brindisi”

Atenção: Os trechos corais da partitura de Donizetti estão escritos em 3 pentagramas sendo que:
- Sopranos leem a nota mais aguda da 1ª linha;
- Mezzo-sopranos e Contraltos leem a nota mais grave da 1ª linha;
- Tenores I leem a nota mais aguda da 2ª linha;
- Tenores II e Barítonos agudos leem a nota mais grave da 2ª Linha;
- Baixos e Barítonos graves leem a 3ª linha.

A Seleção

A seleção dos cantores será realizada nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2012. A Banca Examinadora será composta pelo Regente Titular da Orquestra, Emiliano Patarra, pelo Diretor Cênico da ópera, Walter Neiva e pelo Regente do Coro, Nibaldo Araneda. É aconselhável comparecer à Seleção em trajes confortáveis para possíveis dinâmicas cênicas.
Primeira Fase de Seleção no dia 21 de maio de 2012: Está fase será eliminatória, onde todos os cantores do mesmo naipe participarão JUNTOS de um ensaio dos trechos da ópera citados acima. Durante este ensaio os cantores serão ouvidos em conjunto, em pequenas formações e, se a Banca Examinadora achar necessário, individualmente.
Os horários da Primeira Fase de Seleção no dia 21 de maio de 2012 são:
- 14h às 15h – Sopranos
- 15h às 16h – Mezzo-sopranos ou Contraltos
- 16h às 16h40 – Tenores I
- 16h40 às 17h20 – Tenores II ou Barítonos agudos
- 17h20 às 18h – Baixos e Barítonos graves
A lista dos aprovados para a Segunda Fase de Seleção será divulgada logo após o término do ensaio do respectivo naipe. O candidato aprovado deverá deixar uma cópia da partitura que executará na Segunda Fase de Seleção e será informado do horário que deverá comparecer (entre as 14h e 18h do dia 22 de maio de 2012).
Segunda Fase de Seleção no dia 22 de maio de 2012: Esta fase será eliminatória, na qual o cantor passará por uma entrevista individual e apresentará a ária ou canção escolhida acompanhado pelo pianista disponibilizado pela produção. O horário de cada entrevista será definido no dia anterior. A lista de aprovados para a Terceira Fase de Seleção estará disponível no site do Instituto Pensarte, www.pensarte.org.br/audicoes e no Theatro São Pedro a partir das 9h.
Terceira Fase de Seleção no dia 23 de maio de 2012 (das 14h às 16h): Esta fase definirá o elenco final de integrantes do coro. Todos os cantores aprovados na Segunda Fase participarão de um ensaio conjunto dos trechos da ópera citados acima. Durante este ensaio os cantores serão ouvidos em conjunto, em pequenas formações e, se a Banca Examinadora achar necessário, individualmente.

O Resultado Final com a lista dos 24 cantores aprovados para o coro da ópera L’Elisir d”Amore será divulgado no máximo 30 minutos após o término desta fase.
Atenção: Haverá uma reunião com todos os aprovados da Segunda Fase no próprio dia 23 de maio de 2012 das 16h30 às 17h30 para a apresentação do projeto.

Observação: Atraso ou falta do candidato no horário definido para o seu naipe em qualquer uma das etapas da seleção acarretará na automática desclassificação do candidato.
A agenda completa de ensaios e récitas também está disponível no site www.pensarte.org.br

Nenhum comentário: