segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fundação Osesp apresenta o 43º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão


Entre os dias 30 de junho e 29 de julho acontece o 43º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, um dos principais eventos musicais do País. Nesta edição, o festival está sob a direção da Fundação Osesp – como nas décadas em que esteve sob o comando do maestro Eleazar de Carvalho, cujo centenário é celebrado por nós neste ano.  Estabelecendo vínculos mais estreitos com a Osesp, o festival foca no caráter pedagógico através de convênios estabelecidos com quatro instituições internacionais – Royal Academy of Music (Londres), Conservatório de Amsterdã, Conservatório Real de Haia e Peabody Institute (EUA). A direção artística do festival será de Arthur Nestrovski, a direção executiva de Marcelo Lopes e a direção pedagógica de Cláudio Cruz.
Marin Alsop, regente titular da Osesp, será a consultora artística do evento.  A regente norte-americana também ministrará palestras e cursos de regência, assim como o inglês Sir Richard Armstrong e o costa-riquenho Giancarlo Guerrero. Eles comandarão a Orquestra do Festival em três sucessivas semanas de ensaios e apresentações com destacados solistas: a soprano Susanne Bernhard, o violoncelista Johannes Moser e o pianista Nelson Freire.
O convênio com as instituições internacionais visa possibilitar a troca de experiências e a criação de vínculos entre músicos do Brasil e do exterior. Neste ano, o evento contará com 115 bolsistas de 14 a 30 anos, cerca de 25% deles estrangeiros. As inscrições para os estudantes ficarão abertas até o dia 15 de maio.

A Orquestra do Festival funcionará como um ponto de encontro entre os melhores alunos brasileiros e seus pares internacionais, provenientes de instituições de referência no ensino musical. A Orquestra do Festival utiliza-se dos recursos do Sistema Paulista de Música, incentivados pelo Governo do Estado de São Paulo.
A programação detalhada com atrações, locais e horários estará disponível em www.festivalcamposdojordao.org.br

Nenhum comentário: