sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Mostra de arte popular íbero-americana abre na Galeria do Sesi - SP


A Galeria de Arte do Sesi-SP, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, apresenta de 15 de outubro de 2013 a 19 de janeiro de 2014 a exposição Grandes Mestres da Arte Popular Ibero-Americana. Uma parceria entre o Sesi-SP e o Fomento Cultural Banamex, do México, esta é a maior e primeira mostra já apresentada no Brasil que revela a beleza, a diversidade cultural e o legado da criação artística artesanal ibero-americana.

A mostra traz 1.330 obras de arte que reúnem mais de 2.300 peças de cerca de 600 artistas, entre esses 79 são brasileiros. A exposição proporciona ao visitante uma visão panorâmica do trabalho dos grandes mestres da arte popular Ibero-americana. Grandes Mestres da Arte Popular Ibero-Americana revela toda a pujança e a riqueza desta arte e evidencia as raízes e tradições que nos são comuns.

“Nos últimos 15 anos conseguimos apoiar a criação e produção de artesanato com ações concretas, oferecendo infraestrutura de oficinas, geração de conhecimento por meio da aprendizagem e formação, divulgação e ajudando a arte popular do mercado. Os resultados do programa são evidentes, especialmente em sua origem social”, diz a curadora Cándida Fernández.

No percurso da exposição, o visitante poderá encontrar trabalhos com diferentes matérias-primas e técnicas reunidas em blocos como cerâmica, trabalho em madeira, papel, tecidos, fibras vegetais, joalheria entre outras manifestações culturais.

A exposição, que já passou por México, Espanha e Colômbia, é resultado do trabalho do Fomento Cultural Banamex, do México, com curadoria de Cándida Fernández, que selecionou criteriosamente a beleza, diversidade cultural e o legado da criação artística artesanal nos países ibero-americanos.

Artistas brasileiros
A arte popular brasileira possui vários expoentes e vertentes técnicas. Com nossas dimensões continentais, sofremos várias influências seja nos materiais utilizados, seja nos resultados estéticos. A mostra trará um recorte interessante desse cenário com 79 artistas brasileiros entre eles Willi de Carvalho (MG); Anapuata Mehinako, Parque Indígena do Xingú (MT); Marcos de Nuca (PE) e Glória Maria Andrade, Vale do Jequitinhonha (MG).

Serviço
Exposição Grandes Mestres da Arte Popular Ibero-Americana
Local: Galeria de Arte do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (av. Paulista, 1.313, em frente à estação Trianon-Masp do Metrô).
Período expositivo: de 15 de outubro de 2013 a 19 de janeiro de 2014 – Diariamente, das 10h às 20h.
Classificação indicativa: livre
Informações: (11) 3146-7405 e 7406
Agendamentos de grupos e escolas: (11) 3146-7396, de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 17h.

Entrada gratuita. Os espaços têm acessibilidade.

Nenhum comentário: