sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Orquestra de Câmara Karlsruhe na Escola de Mùsica da UFRJ.


Em turnê pelo Brasil, a Orquestra de Câmara da Escola Superior de Música de Karlsruhe, instituição com a qual a EM mantem convênio, se apresenta no próximo dia 27 no Salão Leopoldo Miguez. O concerto, marcado para às 19h e com entrada frança, destaca obras marcantes de autores alemãs como Richard Strauss, Arnold Schönberg, W. Rihm e R. Schumann, e do compositor brasileiro Edino Krieger.
O conjunto, formado por 43 musicos, tem uma longa tradição musical e, desde 2001, tem sido conduzido pelo professor e violinista Nachum Erlich, que estará à frente do espetáculo  no Rio — um desdobramento do Ano Alemanha+Brasil (2013-2014). Atualmente vice-dretor da Karlsruhe, o pianista e docete Michael Uhde, será o solista.
Em início de 2004 foi lançado o primeiro CD da orquestra, com obras de W. A. Mozart, E. Grieg, Max Reger e D. Shostakovitch. Em 2006, o segundo, gravado ao vivo, contou com a participação do violinista Ivri Gitlis. Na primavera de 2011, a orquestra realizou uma turnê de concertos por Israel, tocando no Instituto Weizmann, em Rehovot; no Crown Hall, em Jerusalém e no Clairmont Hall, em Tel Aviv. O ambicioso programa, que incluiu obras de Max Reger, Felix Mendelssohn Bartholdy, Franz Schubert, Wolfgang Rihm e Yinam Leef, inspirou tanto aos músicos como à plateia.
O repertório do conjunto abrange obras barcantes do barroco à música contemporânea.
Michael Uhde. O pianista Michael Uhde nasceu em uma família musical, recebendo as primeiras aulas de seu pai, Jürgen Uhde, pianista e autor de vários livros importantes para a literatura do instrumento. Estudou na Universidade de Música de Freiburg, com Carl Seemann e, como bolsista do Studienstiftung des Deutschen Volkes, com Bruno Canino, no Conservatório G. Verdiem Milão. Apresentou-se por diversos países em inúmeras formações de câmara, a citar, entre elas, os duos com o violoncelista Antonio Meneses e com o violinista Antonio Pellegrini. Colaborou com diversos grupos, tais como o "Schumann Ensemble", "Ensemble 13 Baden-Baden" e o "Ensemble Recherche", o que possibilitou a realização de turnês pela Europa, Estados Unidos e América do Sul. Michael Uhde é, desde 1996, catedrático de Piano e Música de Câmara na Universidade de Música de Karlsruhe. Seu prestígio como docente tem lhe valido constantes convites para compor júris de concursos e ministrar cursos em países como Itália, Rússia, Canadá, Suécia, Suíça, Áustria e Noruega.
Nachum Erlich. Violinista e regente, nasceu em Jerusalém em 1959. Começou seus estudos de violino com seu pai Moshe Erlich, instrumentista Orquestra Sinfônica de Jerusalém, e mais tarde frequentou o Conservatório Rubin Conservatory de Jerusalém, onde estudou com Yair Kless . De 1975-1981, fez mestrado no Conservatório de Berna com Max Rostal, obtendo o diploma de solista com distinção. Fequentou masterclasses com Nathan Milstein e Henryk Szeryng e estudou com Steven Staryk em Seattle. De 1981-1991 foi professor na Academia Sibelius em Helsínque. Desde 1991 ocupa uma cátedra na Escola Superior de Música de Karlsruhe e, em 2002, recebeu o título de "artista residente" pela Universidade de Heidelberg.
Dia 27 de outubro, 19h.

Salão Leopoldo Miguez

Nenhum comentário: