quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Catavento recebe apresentação da Camerata Cantareira (SP)

Grupo é formado por instrumentistas de cordas do curso superior de Música da Faculdade Cantareira e apresenta composições de Mozart e Tchaikovsky
Na próxima quinta-feira, 1º de setembro, o Catavento Cultural e Educacional – museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – recebe concerto da Camerata Cantareira. A apresentação, que acontece no Auditório, tem início às 15h30 e classificação livre.
A Camerata Cantareira é formada por instrumentistas de cordas do Curso Superior de Música da Faculdade Cantareira. O grupo, que tem como regente titular o maestro Andi Pereira, é composto por 15 músicos, entre primeiro e segundo violinistas, violeiros, violoncelistas e um contrabaixista.
No repertório, o grupo apresenta quatro composições. O programa inicia com “Canon em Ré Maior” (Johann Pachelbel), na sequência entoam “Andante Cantabile” (Tchaikovsky), “A Catedral da Sé” (Villani Côrtes) e encerra com “Pequena Serenata Noturna”, de Mozart.
Sobre o Catavento
Fruto de uma parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o Catavento foi inaugurado em março de 2009. O espaço, que apresenta 250 instalações distribuídas em 4 mil metros quadrados,  é dividido em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol, uma caverna que reproduz as formações e sons originais e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Julio Cesar e Gandhi, são apenas algumas das atrações em que os visitantes comprovam que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo.
O espaço conta também com novas atrações do Museu da Tecnologia de São Paulo, que recentemente teve seu acervo transferido para o Catavento. Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra, ela pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial. A exposição dos equipamentos do Museu da Tecnologia permanece no Catavento por tempo indeterminado.
Apresentação: Camerata CantareiraLocal: Catavento Cultural e Educacional - Auditório
Endereço: Palácio das Indústrias – Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP
Quando: 1º de setembro (quinta-feira)
Horário: 15h30
Classificação etária: livre
Funcionamento do Catavento: terça a domingo, das 9h às 17h. Bilheteria fecha às 16h.
Quanto: R$ 6,00 e meia-entrada para estudantes e idosos
Como chegar: informações no www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
Acesso por transporte público: estação de metrô Pedro II e terminal de ônibus do Parque Dom Pedro II
Estacionamento: R$ 5,00
Infraestrutura: acesso para pessoas com deficiência locomotora
Postar um comentário