sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Centro cultural no RJ terá festival em homenagem ao folclore brasileiro

O folclore é comemorado internacionalmente no dia 22 de agosto. Por isso, há cinco anos o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro realiza eventos de resgate e preservação das nossas raízes. Entre os dias 17 a 21 de agosto, acontecerá o 5º Festival do Folclore Brasileiro.
O evento reúne apresentações gratuitas de dança, música, laboratórios de ações criativas, contação de histórias e outras atividades.
A programação inclui, ainda, tradições de outras regiões, como o Nordeste, com a participação dos grupos Céu na Terra, Zanzar e Cia Folclórica do Rio/UFRJ, que apresentarão batuques, com tambores típicos como atabaques, alfaias, tambor de Crioula do Maranhão e candongueiro, além de danças e músicas do cancioneiro popular que ilustram a riqueza e o colorido das manifestações genuinamente brasileiras.
Música e gravura
Além dos grupos convidados, a equipe de arte-educadores do CCBB Educativo apresentará contação de histórias da tradição popular e atividades com música e gravura.
O festival deste ano traz ainda novidades como as oficinas de danças tradicionais para escolas públicas e a apresentação do Conjunto Folclórico Tropeiros da Tradição, do Rio Grande do Sul, um dos grupos pioneiros na pesquisa e resgate das tradições sulistas. As arividades do educativo acontecerão no primeiro andar e as apresentações dos grupos na rotunda.

Nenhum comentário: