quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Simpósio reúne especialistas do Brasil e do exterior


II Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ ocorrerá de 15 a 17 de agosto, na Sala da Congregação
Or­ga­ni­zado pelo Pro­grama de Pós-Gra­du­ação da EM e reu­nindo 54 es­pe­ci­a­listas do Brasil e do ex­te­rior, o II Sim­pósio In­ter­na­ci­onal de Mu­si­co­logia da UFRJ ocor­rerá de 15 a 17 de agosto, na Sala da Con­gre­gação da EM. O tema "Te­oria, Crí­tica e Mú­sica na Atu­a­li­dade" acom­panha a es­colha feita também para os con­certos da Se­mana de Ani­ver­sário da Es­cola, co­lo­cando em de­bate a pro­dução a partir da se­gunda me­tade do sé­culo XX. Além de mu­si­có­logos, o evento con­gre­gará com­po­si­tores e in­tér­pretes. O ob­je­tivo é “pro­pi­ciar o diá­logo entre a pes­quisa e a cri­ação na con­tem­po­ra­nei­dade”, de­fine a pro­fes­sora Maria Alice Volpe, pre­si­dente das Co­mis­sões Or­ga­ni­za­dora e Ci­en­tí­fica. “Vamos re­fletir sobre em que me­dida as ino­va­ções deste pe­ríodo, no plano das lin­gua­gens, das prá­ticas com­po­si­ci­o­nais, das per­for­mances e das es­cutas, ser­viram de base para novas pro­po­si­ções ana­lí­ticas e crí­ticas na mu­si­co­logia”, sa­li­enta. A ex­pec­ta­tiva é que o “en­contro teó­rico-ana­lí­tico possa nor­tear im­pulso his­to­ri­o­grá­fico fu­turo”, com­pleta.
Entre os con­vi­dados, con­fe­ren­cistas que virão dos Es­tados Unidos, como Pa­tricl Mc­Cre­less, da Uni­ver­si­dade de Yale, ex-pre­si­dente da So­ciety for Music Theory-SMT e El­liott An­to­ko­letz, da Uni­ver­si­dade do Texas-Austin, con­si­de­rado uma “au­to­ri­dade sobre mú­sica do sé­culo XX”; da Es­panha, como é o caso de Carmen Ce­cilia Piñero Gil, pes­qui­sa­dora que re­flete ver­tente im­por­tante da mu­si­co­logia con­tem­po­rânea, os es­tudos de gê­nero e fe­mi­nismo; da Ar­gen­tina, como Omar Cor­rado, da Uni­ver­si­dade de Bu­enos Aires e do Brasil, como a pro­fes­sora Ilza No­gueira, uma das fun­da­doras da As­so­ci­ação Na­ci­onal de Pes­quisa e Pós-Gra­du­ação em Mú­sica (ANPPOM) e da Aca­demia Bra­si­leira de Mú­sica, e Paulo Costa Lima, da Uni­ver­si­dade Fe­deral da Bahia.
Além das con­fe­rên­cias e mesas te­má­ticas, “esta edição do Sim­pósio in­cluiu mais uma mo­da­li­dade, as ses­sões de co­mu­ni­cação apro­vadas me­di­ante ava­li­ação", res­salta a pro­fes­sora Maria Alice. Entre estas, o maior nú­mero é de São Paulo, so­bre­tudo das uni­ver­si­dades es­ta­duais, a USP e a Uni­camp. Ha­verá também grande par­ti­ci­pação de pes­qui­sa­dores das uni­ver­si­dades fe­de­rais do Pa­raná, Rio Grande do Sul, Bahia, Pa­raíba, Ala­goas, de Bra­sília e do Rio de Ja­neiro e ainda de uni­ver­si­dades par­ti­cu­lares (Cân­dido Mendes, UNICSUL e UNIFAI).
 As ins­cri­ções são gra­tuitas e podem ser feitas no pri­meiro e se­gundo dias do evento. Os ou­vintes que ob­ti­verem 70% de pre­sença re­ce­berão cer­ti­fi­cado.

Nenhum comentário: