segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Circulando Ópera

Montagem de Carmen, estreada em 2010, segue este ano para mais 20 cidades

Nos meses de julho e agosto, a Secretaria de Estado da Cultura realiza mais uma temporada do programa Circulando Ópera, com apresentações gratuitas da adaptação da ópera italiana La Traviata em 17 cidades do interior e litoral de São Paulo. A ópera faz parte da programação do Momento Itália-Brasil.
“No ano passado, fizemos um piloto do programa com a ópera Carmen e notamos um grande interesse das pessoas em assistir ópera”, afirma Andrea Matarazzo, Secretário de Estado da Cultura. “Nesta nova temporada, aumentamos a quantidade de apresentações e as cidades que vão participar o programa”.
La Traviata, uma das óperas mais conhecidas do repertório, conta a história do romance da prostituta Violetta Valery com um jovem aristocrata, Alfredo Germont. A música foi criada pelo compositor italiano Giuseppe Verdi, e o texto é do poeta Francesco Maria Piave.
Na montagem, são apresentados os principais trechos musicais da ópera, ligados por um texto de teatro. O narrador é um pintor, que, além de contar para o público os detalhes da história, também faz referências a obra de artistas famosos como Balthus, Vermeer, Van Gogh e Velazquez. O texto e a direção levam a assinatura de Cleber Papa, e a produção do espetáculo é do Núcleo de Ópera Curta.
Os papéis principais serão interpretados por dois elencos que se dividem nas apresentações nas várias cidades paulistas, reunindo alguns dos mais importantes nomes da ópera no Brasil, como as sopranos são Manuela Freua e Tais Bandeiras, os tenores Miguel Geraldi e Jean Nardoto e os barítonos Sebastião Teixeira e Leonardo Pace. A direção musical do espetáculo é do maestro Luiz Gustavo Petri, que adaptou a partitura da ópera para ser executada por um quinteto de cordas.
Ao mesmo tempo, as apresentações de Carmen, a famosa ópera do compositor francês Georges Bizet sobre uma cigana, seguem em todo o Estado. A história da cigana e do tenente Dom José tem apresentações programadas para os meses de junho, julho e agosto em mais de 20 cidades.
Já receberam a programção as cidades de Jundiai, Itatiba, Indaiatuba, Mogi das Cruzes Atibaia, Bragança Paulista e Santa Barbará d'Oeste.

Veja a programação de agosto:

SÃO SEBASTIÃO  - 4/8 20h
Teatro Municipal de São Sebastião - Av. Dr. Altino Arantes, 2 - Centro 
LORENA - 5/8 - 20h
Colégio São Joaquim - Rua Dom Bosco, 284 – Centro 

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO  - 11/8
DOIS CÓRREGOS  - 13/8 - 20h
Centro Cultural Nilson Prado Telles Avenida Dom Pedro I, 302 

Ficha Técnica:
Direção, texto e cenografia:
Cleber Papa
Direção musical e arranjos: Luís Gustavo Petri
Direção artística de produção: Rosana Caramaschi
Concepção: Cleber Papa e Rosana Caramaschi
Violetta Valéry: Manuela Freua e Taís Bandeira
Alfredo Germont: Jean Nardoto e Miguel Geraldi
Georges Germont: Leonardo Pace e Sebastião Teixeira
Pintor: Alvise Camozzi e Rodrigo Fregnant
Design de luz: Wagner Pinto
Figurinos: Elena Toscano
Legendas: Jonatas Costa
Músicos: Ulisses Nicolai e José Fernandes (Violinos 1), Adonai Ribeiro e Rodrigo Leite (Violinos 2),Mauro Viana e César Pellegatti (Violas), Rossana Nicolai e Fábio Petrucelli (Cellos), Miranda Bartira e Pedro Macedo (Baixos)
Bailarino: Mário Talarico

Nenhum comentário: