sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Como Conseguir uma Bolsa de Estudos



O Prouni foi criado com o objetivo de facilitar o ingresso ao ensino superior a alunos de baixa renda. Para pleitear uma vaga no Prouni você precisa fazer o exame nacional do ensino médio, ENEM, além de prestar o vestibular para a instituição de seu interesse. Muitas vezes a faculdade pode usar o próprio ENEM como critério de avaliação para o vestibular.Você precisa também se inscrever no Prouni. O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição.

Condições para conseguir uma bolsa do Prouni.

ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

Possuir renda familiar de até um salário mínimo por pessoa para bolsas integrais

Possuir renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa para bolsas de até 50%

ter cursado o ensino médio totalmente em instituição particular com benefício de bolsa integral.

ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e em instituição privada com bolsa integral durante o período na instituição privada.

Possuir alguma deficiência física ou de aprendizado;

ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e que estejam concorrendo a bolsas nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é consideradoo critério de renda.

Inscrições do Prouni

As inscrições para o Prouni são feitas exclusivamente pela internet, através do site onde o candidato poderá escolher até três opções de curso e instituição. No site do programa você encontra a lista de universidades e cursos que participam do Programa A convocação dos candidatos pré-selecionados é feita baseado no desempenho no ENEM.

Nenhum comentário: