quarta-feira, 25 de setembro de 2013

MinC prorroga prazo para edital da Copa do Mundo 2014



O Ministério da Cultura prorrogou o prazo para as inscrições no edital denominado "Concurso Cultural 2014" que visa ampliação e fomento da programação cultural das 12 cidades-sede durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. No último dia 06 de setembro, a Fundação Cultural de Curitiba promoveu, no auditório do Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba uma oficina gratuita de capacitação para a participação no edital e contou com a presença de mais de cem interessados em participar do processo.

Com a ampliação do prazo para o dia 4 de novembro de 2013, mais pessoas poderão participar do grande festival que o Ministério da Cultura pretende produzir, em parceria com os governos Municipal e Estadual das 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, para apresentar a riqueza e diversidade cultural do País para brasileiros e estrangeiros, entre os dias 10 de junho e 15 de julho.

Com a prorrogação, as inscrições serão suspensas durante esta quinta-feira, 19, e retornam a partir do dia 20. Além da ampliação do prazo, o edital teve algumas alterações, com destaque para o Grupo Cultural O – Audiovisual, que teve mudanças em suas especificidades técnicas e na forma de pagamento.

Lançado no último dia 8 de agosto, o edital denominado "Concurso Cultura 2014" premiará, no mínimo, 206 projetos que estejam dentro de um dos quatro eixos do pilar 'Conteúdos Culturais'. Entre os eixos estão:

•Brasil Audiovisual que promoverá a produção audiovisual brasileira atendendo média metragem, documentários, animação e ficção;

•Brasil Criativo que engloba conteúdos artísticos, em formato digital, de artesanato, moda, arquitetura, design e gastronomia, de expressão local e linguagens ligadas a economia criativa;

•Brasil Diverso que prevê projetos que manifestações tradicionais de todos os Estados do País, atividades entre Pontos de Cultura e valorização do patrimônio material e imaterial brasileiro;

•Brasil das Artes dirigido para exibições artísticas nas áreas da música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais.

Intercâmbio – No intuito de promover o intercâmbio entre as manifestações tradicionais de cada estado, o concurso prevê ainda a circulação de exibições. Por exemplo, o projeto selecionado no Acre se apresentará no Recife (PE); do Amazonas em Belo Horizonte (MG); do Piauí em Porto Alegre (RS); do Alagoas em Curitiba (PR); do Rio Grande do Sul em Natal (RN); do Sergipe em Brasília (DF); de Mato Grosso do Sul no Rio de Janeiro (RJ); do Espírito Santo em Manaus (AM); do Paraná em Salvador (BA); do Tocantins em São Paulo (SP); e da Paraíba em Cuiabá (MT).

Os projetos serão escolhidos por uma Comissão de Avaliação e Seleção composta por 40 pessoas, dentre elas, representantes da sociedade civil (Conselho Nacional de Política Cultural), das Secretarias de Cultura das 12 cidades-sede e do MinC (Representações Regionais, instituições vinculadas e Secretarias).

As inscrições para o concurso Cultura 2014 – antes previstas até o dia 23 de setembro – terminam no dia 4 de novembro e deverão ser feitas exclusivamente pelo sistema SalicWeb, disponível em www.cultura.gov.br. Podem participar pessoas físicas e jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, e grupos não constituídos juridicamente.

Nenhum comentário: