quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Conservatório de Tatuí recebe inscrições para cursos de MPB & Jazz



O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo, inscreve até a quinta-feira, dia 12, interessados em frequentar cursos da área de MPB & Jazz. São oferecidas 18 vagas nos cursos de guitarra, baixo elétrico, piano, canto, saxofone, trombone e bateria.

Para os cursos na área de música popular é obrigatório ter conhecimento musical. Especificamente na área de MPB & Jazz, a idade mínima é de 18 anos (para canto) e 14 anos (demais cursos).

As inscrições podem ser feitas via internet, o que traz facilidades aos candidatos, principalmente de outros municípios. Para se inscrever, basta que o interessado efetue depósito bancário da taxa de inscrição (no valor de R$ 40) e, em seguida, preencha a ficha de inscrição disponível no www.conservatoriodetatui.org.br/vagas. As inscrições poderão ser feitas até as 18h00 da quinta-feira, dia 12. Quem desejar, também poderá se inscrever pessoalmente na Secretaria Pedagógica, localizada à rua São Bento, 808, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, após efetuar o depósito bancário. O depósito deve ser feito em favor da Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, Banco do Brasil, Agência: 6505-6 - C/C: 40516-7.

Os candidatos serão submetidos a testes práticos que envolvem apresentação de peça de repertório da música popular brasileira ou do jazz de livre escolha, uma leitura à primeira vista e uma peça de confronto. As obras de confronto estão informadas em edital e podem ser obtidas junto ao Conservatório de Tatuí. Cada interessado pode se inscrever para apenas um curso.

O curso de MPB & Jazz do Conservatório de Tatuí foi fundado em 1989 e é um dos mais concorridos da instituição. Em princípio, o curso de MPB&Jazz seguiu como modelo a “Berkeley School”e, a partir de 1994, sob coordenação de Paulo Flores, passou a ter como prioridade a construção de uma escola de música brasileira popular, o que se tornou o diferencial da área de MPB&Jazz do Conservatório de Tatuí, desenvolvendo também um importante departamento de choro que, em 2009, passou a funcionar como uma área independente. Atualmente, o curso coordenado pela professora Érica Masson tem corpo docente altamente qualificado e de renome na música instrumental brasileira.

O curso tem como objetivo desenvolver a capacidade técnica e perceptiva do aluno em seu instrumento possibilitando-lhe tocar em grupos e fornecendo suporte necessário para que o mesmo entenda e aplique seus conhecimentos no cenário musical, tornando-o apto para enfrentar o mercado de trabalho tendo como foco principal a improvisação.

Durante todo o curso são abordadas as características de diversos estilos musicais enfatizando os ritmos brasileiros. Com o intuito de auxiliar na compreensão e no desempenho do conteúdo programático a principal característica do curso é a integração dos conteúdos programáticos entre todas as matérias, ou seja, o conteúdo que o aluno estuda na aula de instrumento também é abordado nas aulas de percepção e harmonia, além das aulas de prática de conjunto nas quais o aluno executará músicas com o mesmo conteúdo.

Durante o curso o aluno tem a possibilidade de participar de grupos com os mais diversos tipos de formações, tais como duos, trios, quartetos, combos, big bands reduzidas até big bands com formação completa. Essa oportunidade possibilita que o aluno coloque em prática todo o material fornecido pelos professores nas aulas de instrumento e de matérias teóricas melhorando a parte técnica, perceptiva e até mesmo expressiva do seu instrumento.

Além dos grupos formados nas aulas de prática de conjunto o curso também agrega a Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí.

Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo gerida pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, qualificada como Organização Social da Área de Cultura no Governo do Estado de São Paulo.

É considerada uma das mais importantes escolas de música, artes cênicas e luteria do país. Criado por lei estadual em 13 de abril de 1951 e fundado oficialmente em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Tatuí representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo. Oferece 47 cursos distintos, todos gratuitos, com duração média de seis anos (além de dois anos de aperfeiçoamento, opcional). Seus alunos são, invariavelmente, destaques em concursos nacionais e internacionais. Alguns dos principais músicos da atualidade tiveram formação no Conservatório de Tatuí.

A instituição está localizada a 130km da Capital e recebe estudantes de São Paulo, de outros 20 Estados brasileiros e de países da América Latina. Ocasionalmente, o Conservatório de Tautí também recebe alunos para aperfeiçoamento em música brasileira vindos da América do Norte, Europa e, até, Ásia.

Além de ensino de alta qualidade, o Conservatório de Tatuí mantém agenda artística com diferentes atividades, que recebe espectadores de todo o interior paulista. São encontros, festivais, masterclasses, workshops, concertos, espetáculos de teatro, cursos intensivos, palestras e recitais. A produção interna é, ainda, levada aos mais diferentes pontos do Estado de São Paulo ao longo do ano, por meio de apresentações de grupos pedagógicos e pedagógico-artísticos.

SERVIÇO

Inscrição Vagas Remanescentes – MPB & Jazz

Até 12 de Setembro no site conservatoriodetatui.org.br/vagas

Taxa de inscrição: R$ 40,00 (Depósito bancário para AACT - Banco do Brasil, Agência: 6505-6 - C/C: 40516-7)

Informações: 15 3205-8447 GRÁTIS 15 3205-8447 end_of_the_skype_highlighting

 

Nenhum comentário: