sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Museu Van Gogh anuncia descoberta de nova pintura do artista


Museu Van Gogh de Amsterdã anunciou , após dois anos de pesquisa, a descoberta de um quadro até agora desconhecido do autor


"Os girassóis", de Van Gogh: "uma descoberta desta magnitude nunca aconteceu na história deste museu", disse diretor da pinacoteca
Haia - O museu Van Gogh de Amsterdã anunciou nesta segunda-feira, após dois anos de pesquisa, a descoberta de um quadro até agora desconhecido do autor de "Os Girassóis", que data de 1888 e representa uma paisagem com árvores e arbustos.
O título da tela, descoberto em um coleção privada, é "Pôr do Sol em Montmajour" e inscreve-se na época na qual Vincent Van Gogh (1853-1890) pintou seus conhecidos quadros florais.
O diretor da pinacoteca, Axel Rüger, disse à imprensa que "uma descoberta desta magnitude nunca aconteceu na história deste museu. É uma raridade que se possa acrescentar uma nova pintura à obra de Van Gogh".
A pintura será exibida no dia 24 de setembro no museu holandês, disse a instituição.
Na época em que Van Gogh passou pela cidade francesa de Arles, que é na qual inscreve-se a nova descoberta, é para muitos especialistas "a culminação das conquistas artísticas" do pintor, segundo lembrou o museu em comunicado.
Durante a estadia em Arles, Van Gogh criou quadros como "Os Girassóis", "A Casa Amarela" e "O Quarto", que hoje são pontos de referência de sua extensa obra.
A atribuição do quadro a Van Gogh é resultado de dois anos de pesquisa nos quais os especialistas da pinacoteca Louis van Tilborgh e Teio Meedendorp analisaram o estilo, a técnica e o tipo de suporte da obra.
"Tudo indicavque se trata de um quadro de Van Gogh, estilística e tecnicamente, além de ter muitos paralelismos com outros quadros seus do verão de 1888", segundo os especialistas.
A investigação técnica confirmou que os pigmentos utilizados na pintura correspondem aos que Van Gogh usava em Arles, incluindo a descoloração tão típica da obra de Van Gogh e na qual casualmente a pinacoteca aprofunda na exposição "A oficina de Van Gogh", que pode ser visitada atualmente.

 

Nenhum comentário: