terça-feira, 10 de setembro de 2013

Maestro suíço ministra aula técnica gratuita no Conservatório de Tatuí


Felix Hauswirth coordena aula voltadas a regentes e músicos no dia 12, das 9h às 12h

O maestro suíço Felix Hauswirth coordena aula técnica no Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo, no próximo dia 12 de setembro (quinta-feira). A aula gratuita será realizada das 9h às 12h, no Teatro Procópio Ferreira, com participação da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

Aberta a qualquer interessado, sem necessidade de inscrição prévia, a masterclass integra a série de atividades do regente Hauswirth em visita ao Brasil. Além da aula técnica em Tatuí, ele será o regente de concerto da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo no dia 15 de setembro, na capital.

Conforme o maestro Dario Sotelo, titular da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, a aula é oportunidade de aperfeiçoamento técnico de estudantes de regência, regentes, músicos e interessados. “O maestro Hauswirth é reconhecido em todo o mundo em sua área de atuação. Trata-se de oportunidade imperdível”, disse ele.

Interessados em acompanhar a masterclass devem comparecer ao teatro do Conservatório de Tatuí. Não é necessária inscrição antecipada.

Felix Hauswirth formou-se em regência e teoria no Conservatório de Música de Lucerna, na Suíça. Em 1983, foi professor convidado por um semestre na Universidade de Michigan em Flint, EUA. Desde 1985, ocupa o cargo de professor de regência no Conservatório de Basiléia, na Suíça. É autor de diversos livros, principalmente sobre regência e literatura de Bandas Sinfônicas. Em 1993, fundou a Banda Jovem Nacional da Suíça e esteve à frente do grupo até o mesmo ano. Como regente convidado, atuou em diversos países europeus, além da África do Sul, Japão, Austrália e América do Sul. Também passou por cidades dos Estados Unidos e Canadá.

Gravou CDs com vários grupos e foi aclamado por regentes e compositores da Europa e Estados Unidos. Como especialista, é regularmente convidado para atuar em diferentes partes do mundo. De 1998 a 2011, liderou o programa da Banda Sinfônica da Academia do Estado, em Trossingen, na Alemanha. De 2000 a 2009, foi professor em Trento, Itália. De 2000 a 2006, serviu como conselheiro artístico da Ruth Music LTD. De 1993 a 2000, foi o diretor artístico do Festival Internacional de Música Contemporânea, em Uster, Suíça. É maestro da Baden-Wuerttemberg Youth Wind Ensemble, na Alemanha. De 1997 até 2001, esteve no cargo de presidente da Associação Mundial de Conjuntos de Sopros e Bandas Sinfônicas (WASBE) e, desde 2008, é professor convidado do Instituto Piaget, em Lisboa, Portugal.

Em dezembro de 2009, Hauswirth recebeu, em Chicago, nos Estados Unidos, o título Midwest Clinic International Award, em reconhecimento das excelentes contribuições e dedicação ao ensino da música instrumental.

SERVIÇO
Masterclass de Regência
Felix Hauswirth, coordenação
12. Setembro – Quinta-feira – 9h às 12h
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Centro – Tatuí-SP
Entrada franca

Informações: (15) 3205-8444

 

Nenhum comentário: