terça-feira, 10 de setembro de 2013

Sergio Roberto de Oliveira lança CD com o Gnu, homenageando Fernando Pessoa, 10/09, no CCJF


“Cartas de Amor” reúne obras do compositor carioca de música clássica e contemporânea indicado ao Grammy Latino nos últimos dois anos e comemora os 10 anos do grupo intérprete
A música contemporânea brasileira resiste bravamente e um dos seus pólos mais criativos fica no Rio de Janeiro, onde grupos de câmara e compositores vêm se destacando não apenas em território nacional quanto no exterior. O compositor carioca Sergio Roberto de Oliveira, indicado ao Grammy Latino em categorias de música clássica nos últimos dois anos, é uma dessas grandes referências atuais que não abre mão de divulgar a própria música e a de terceiros, escrevendo obras para formações diversas, sempre acompanhado por intérpretes de raro talento. Uma dessas brilhantes parcerias na seara da música contemporânea pode ser conferida no CD “Cartas de Amor” (A Casa Discos, R$20,00 em média), que será lançado dia 10 de setembro, terça-feira, às 19h, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro. O disco é uma homenagem a Fernando Pessoa nos 125 anos de seu nascimento, e foi produzido por Sergio Roberto de Oliveira, tendo como intérprete o Gnu, grupo carioca que está completando 10 anos de formação e para o qual o compositor vem escrevendo e dedicando peças desde 2009.

Ao todo, o CD reúne sete obras do compositor, abrindo com “Quadrado”, apresentando grande pluralidade de materiais, com referências matemáticas e certo sabor nordestino.  “Poema Meu”, escrita a partir de um poema do próprio compositor, traz uma sonoridade romântica a partir de um texto que brinca na abordagem de sua insegurança em ser daltônico.  A peça “Cartas de Amor”, com poema de Fernando Pessoa, contesta a idéia daqueles que julgam ridículo expor os sentimentos, algo tão comum hoje em dia. Na música, a cantora é censurada pelos músicos, que, de forma agressiva, a reprimem, dando início a uma batalha entre o sentimento e a razão. Em seguida, “Baobá” faz uma homenagem do compositor ao livro “O Pequeno Príncipe”, e “Canção de Nuvem e Vento”, composta sobre poema homônimo de Mário Quintana, ambas alusões carinhosas à infância do compositor. O amor e seus desdobramentos também inspiraram as obras “3 Olhares sobre uma moça bonita”, em três movimentos, e “Ciclo”, que encerra o disco como uma história de amor bem lúdica entre uma clarineta e uma flauta.

“Fazer música clássica contemporânea é uma delícia. Novos pensamentos, novos sons, criar a expressão do mundo de hoje. Mas é também um ato de resistência”, revela Sergio Roberto de Oliveira. “Como Tom Jobim dizia, temos que inventar o Brasil. Ainda temos, mesmo depois de tanta gente. E aí vem a maravilha: as boas companhias nessa resistência, nessa invenção. E o Gnu, certamente, é uma das minhas melhores companhias. É um privilégio ter ideias e sons interpretados por eles”, acrescenta.
SERGIO ROBERTO DE OLIVEIRA - COMPOSITOR

Indicado duas vezes ao Grammy Latino (2011 e 2012), Sergio Roberto de Oliveira vem participando ativamente do cenário musical brasileiro e internacional em seus 16 anos de carreira, seja no Brasil, seja no exterior. Na Europa, sua obra tem sido apresentada na Inglaterra (onde é publicado pela editora Peacock Press), Itália, Portugal e Holanda. Nos EUA, sua música tem presença constante, com diversas encomendas e estreias, entrevistas, matérias em revistas especializadas, gravações e palestras em Universidades. Foi Artista-em-Residência na Duke University em 2009.

Seu grupo de compositores, Prelúdio 21, tem sido destaque no cenário da música contemporânea brasileira, atuando ininterruptamente desde 1998, com mais de 200 concertos. O projeto “Quinze”, que comemorou seus 15 anos de carreira e lançado em 2012, contou com 130 músicos e 27 compositores em 5 CDs e 13 concertos.

Sergio destaca-se também como produtor. Sua discografia apresenta 13 CDs como produtor, 13 como compositor, 20 como produtor fonográfico, 2 como arranjador e 2 como pianista. Seu catálogo de composições tem no momento mais de 100 obras para diversas formações. É membro da Academia Latina de Artes e Ciência da Gravação. 
GNU – O GRUPO

Conjunto de câmara especializado na interpretação do repertório moderno e contemporâneo da música de concerto, o Gnu tem como principal objetivo difundir a produção musical dos séculos XX e XXI, investindo em um repertório diversificado, abrangendo peças de compositores brasileiros e estrangeiros. Desde o início de sua formação, em 2003, o grupo vem contribuindo para o incremento da produção da música dos dias de hoje, através de encomendas e estréias de peças a nível mundial ou nacional.
Formado por músicos com vasta experiência e atuação no cenário da música contemporânea, o Gnu vem recebendo destaque e elogios do público e da crítica especializada pelo entrosamento de seus músicos no palco, fator decisivo na qualidade e sutileza da sua interpretação musical em performances de alto padrão artístico. O resultado desse trabalho tem se refletido em convites recebidos, ao longo desses dez anos de atividade, para participar de importantes eventos da música de concerto atual, destacando-se a Bienal de Música Brasileira Contemporânea (FUNARTE), o Panorama da Música Brasileira Atual, (Escola de Música da UFRJ); a série “Prelúdio 21 – música do presente”, e “Música de Agora na Bahia (OCA)”.

10/09 – terça-feira, às 19h -  Sergio Roberto de Oliveira e Gnu lançam o CD “Cartas de Amor” no CCJF

Endereço: Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 – Centro

Ingressos: R$10,00

Tel (21) 3261-2552

Classificação: Livre

Capacidade: 133 lugares

Programa:

* todas as obras são do Sergio Roberto de Oliveira

1 – Quadrado

2 – Poema Meu

3 – Cartas de Amor

4 – Baobá

5 – Canção de Nuvem e Vento

6 - Ciclo

 

Nenhum comentário: