quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Inscrições abertas para o Curso de Formação para Gestores Públicos e Agentes Culturais do Rio de Janeiro



Estão abertas até 06 de outubro as inscrições para o Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais do Estado do Rio de Janeiro, uma parceria do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Realizado com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (PADEC), o curso tem por objetivo oferecer uma formação mais abrangente aos profissionais da área cultural.

Idealizado em formato semipresencial, o Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais terá quatro módulos de ensino à distância e dois seminários presenciais, totalizando 151 horas.  Serão formadas 20 turmas com 40 alunos, cada. Das 800 vagas disponibilizadas, a maior parte será destinada às secretarias municipais de cultura, aos conselhos municipais de cultura e aos pontos de cultura. O restante será disponibilizado aos agentes de cultura interessados no curso.
No entanto, depois do curso iniciado, a intenção é disponibilizar para download, no portal da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, todo o conteúdo oferecido aos alunos. Assim, qualquer pessoa interessada terá acesso ao curso, mesmo que sem a tutoria.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, pelo site http://www.ifht.uerj.br/cultura. A aula inaugural acontecerá dia 26 de outubro e o início efetivo do curso será no dia 04 de novembro.
Curadora e Coordenadora de Conteúdo do curso, Marta Porto diz que uma preocupação foi buscar equilíbrio no programa: "Nos últimos anos, muito se falou e se ensinou em relação às ferramentas de gestão que a pessoa precisa dominar para lidar com projetos culturais. Mas a parte do embasamento teórico, de entender o que é cultura, em suas várias acepções, nos campos simbólico, econômico ou social, isso ficou um pouco de lado. Por isso, pensamos um curso pioneiro, no sentido de que ele propõe um percurso de formação, onde a ferramenta é um meio para você produzir um conteúdo sólido e de qualidade."

Nenhum comentário: