quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Festival de Artes leva concertos internacionais à cidade histórica de Tiradentes



A encantadora cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, recebe entre os dias 9 e 23 de setembro o Festival Internacional de Artes Vertentes. Batizado em referência à região do Campo das Vertentes, onde fica a cidade histórica, o festival une diversas expressões artísticas, com destaque para a música clássica. A direção artística do evento é do pianista Luiz Gustavo Carvalho.

A abertura acontece no dia 9 com uma apresentação do pianista brasileiro Nelson Freire. De volta da turnê pela Europa com a Osesp, Freire se apresenta na Matriz de Santo Antônio, com repertório ainda não divulgado.

O festival segue com apresentações de grupos formados por solistas internacionais convidados, como os violoncelistas Julian Arp (Alemanha) e Svetlana Tovstukha (Rússia), o violinista israelense IrvyGitlis, e o próprio Luiz Gustavo.

Além de concertos haverá dois concertos-leitura, em que uma obra literária é declamada acompanhada por peças musicais – no dia 15, por exemplo, o ator Fábio Enriquez lê O estrangeiro, de Albert Camus, acompanhado pelo pianista Luiz Gustavo Carvalho, que toca música de Debussy e Ravel.

O concerto de encerramento acontece no dia 23, na Matriz de Santo Antônio, quando o maestro Maurco Aurélio Drummond comanda a Orquestra de Câmara do Sesiminas. A apresentação tem a presença especial da escritora Adélia Prado, que recitará trechos de obras suas.

Nenhum comentário: