sexta-feira, 14 de setembro de 2012

MAM suspende exposição após acusação de plágio



Depois de receber liminar judicial, o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) suspendeu a exposição “Encontros de Arte e Gastronomia”, nesta terça-feira (11/8). As informações são do Jornal Folha de S. Paulo.

A mostra estava em cartaz desde o dia 3 de setembro e foi acusada de plágio pela artista Simone Mattar, que diz ter apresentado a ideia de um evento com o tema gastronomia e arte, semelhante ao que o museu está exibindo atualmente. Segundo ela, na época o MAM disse não ter interesse pelo assunto.

Em comunicado oficial, o Museu afirmou surpresa com a decisão liminar da 28ª Vara Civil de São Paulo.  Ressaltando que a ideia da série “Encontros de Arte e Gastronomia” foi apresentada pelo curador Felipe Chaimovich, em 30 de maio de 2011, e que o contato com o projeto de Simone Mattar ocorreu depois, em 15 de julho daquele ano, por meio da Feambra (Federação de Amigos de Museus do Brasil).

A instituição conta ainda que  o projeto apresentado pela artista “não guarda nenhuma semelhança” com a mostra em cartaz, já que a ideia dela seria para uma exposição sobre a história do “food design” e a instalação de um restaurante no MAM.

Nenhum comentário: