sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Coro da Camerata Antiqua apresenta “Um Réquiem Alemão” na Corrente Cultural - (PR)

Johannes Brahms,

O concerto “Um Réquiem Alemão”, de Johannes Brahms, é realizado pelo Coro da Camerata Antiqua e acontecerá durante a Corrente Cultural, na Capela Santa Maria. As apresentações serão nos dias 11 e 12 de novembro.
O espetáculo, regido por Helma Haller, leva ao palco os solistas convidados Simone Foltran (soprano) e Leonardo Pace (barítono). Além das pianistas Clenice Ortigara e Carmen Célia Fregoneze
Nesta apresentação, o Coro leva ao público Réquiem Alemão (Ein Deutsches Requiem), que se distingue dos réquiens tradicionais por não seguir a liturgia das já extintas missas de mortos. A obra utiliza trechos do Antigo e do Novo Testamentos, segundo a tradução luterana para o alemão, sem qualquer preocupação litúrgica.
Composto entre 1865 e 1868, o concerto teve sua estreia no dia 12 de abril de 1868, uma Sexta-feira Santa, sob a regência do próprio compositor, na Catedral de Bremen. A obra possui sete movimentos e duração aproximada de 75 minutos, o que faz dela a maior composição de Brahms.
A soprano Simone Foltran nasceu em Porto Alegre (RS), graduou-se em Piano e Canto na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe de Neyde Thomas (1994). Aperfeiçou seus estudos na Alemanha, exibindo no currículo concertos no Brasil e no exterior, sob a regência de renomados maestros, entre eles Alceo Bocchino, Christian Höppner, Julio Medaglia e Osvaldo Colarusso.
Gravou a “Cantata Ulisséia” e o “Réquiem” de P. José Maurício, na Universidade do Texas (USA), com regência de Ricardo Bernardes (2007). A soprano é solista convidada do “Ensemble Cosmopolitano Berlin” de música latino-americana.
O barítono paulista Leonardo Pace estreou em 2003, no Theatro Municipal de São Paulo, sob a regência de Jamil Maluf.  No mesmo ano, foi um dos vencedores do “IV Concurso Internacional de Canto Lírico Bidú Sayão", em Belém do Pará, iniciando uma série de importantes premiações.

Com uma extensa lista de participações em óperas e concertos, Leonardo Pace integra o projeto “Ópera Cantada e Contada”, criado por Cleber Papa, em 2009, e que continua percorrendo cidades do interior e o litoral de São Paulo.
A Corrente Cultura tem por objetivo difundir a produção artística e promover o acesso da população aos bens culturais. As atividades, espalhadas por toda a cidade, acontecem até o dia 12 de novembro, oferecendo diversos programas de expressões artísticas. 
Serviço:
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro
Data e horário: Dia 11 de novembro e 12 de novembro de 2011 (sexta-feira e sábado), sexta-feira às 20h, e sábado às 18h30.
Preço: A partir de R$ 7,50
Postar um comentário