segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A oitava edição da Semana do Cravo - RJ


Com recitais de alunos e mesas-redondas com professores, a Semana do Cravo mantém a tradição e ocorre nos dias 07, 08 e 09 do novembro, na Sala da Congregação da UFRJ.
Único evento nacional em torno do instrumento, a oitava edição da Semana do Cravo da UFRJ será realizada nos dias 07, 08 e 09 de novembro, na Sala da Congregação. Coordenada pelo cravista e professor, Marcelo Fagerlande, é realizada anualmente pela Pós-graduação: “Criamos o evento em 2004, com a inauguração do cravo no Programa. Mas participam também os estudantes da Graduação e esse ano inclusive os que cursam o instrumento como disciplina complementar”, assinala.
São recitais de alunos e mesas-redondas com professores sobre assuntos de suas pesquisas, que nessa edição discutem aspectos da retórica musical, da historia do cravo e da música dos séculos XVI, XVII e XVIII. Participam discentes e docentes também de outras instituições, como a Universidade Federal de Pernambuco, a Escola de Música de Brasília, a Unicamp (Estadual de Campinas) e, em 2011, também da USP (Estadual de São Paulo) e da Federal do Rio Grande do Sul. As mesas-redondas ocorrem às 14h e os concertos às 18h.
A Semana tem entrada franca e o programa completo pode ser encontrado quadro seguinte.
7  de Novembro (segunda-feira)
14h
 Mesa-redonda
"Propriedades afetivas das tonalidades segundo Johann Mattheson"
Profa. Dra. Lucia Carpena (UFRGS)
"Antecedentes e pressupostos da retórica musical"
Profa. Dra. Monica Lucas (ECA/USP)
Mediador: Prof. Dr.Marcelo Fagerlande (Escola de Música da UFRJ)
Sala da Congregação
18h
 Recital
Rodrigo Hoffmann (cravo) e Eduardo Antonello (cravo); participação especial de Mário Orlando (Viola da Gamba) e Roger Lagr (violino Barroco)
Carlos Seixas (Toccata em ré menor); Carl Phillip Emanuel Bach (Sonate für Kenner und Liebhaber no. 3 Wq 55); Michel Corrette (Les Etoiles); Louis Couperin (Prelúdio em mi menor); François Couperin (La Superbe ou La Forqueray); J. S. Bach (Fantasia Cromática e Fuga BWV 903); J. P. Rameau (Pièces de clavecin en concert N° 3)
Sala da Congregação
8 de Novembro (terça-feira)
14h
 Mesa-redonda
"Michel-Richard Delalande por Catherine Massip-- Michel-Richard Delalande ou le Lully latin"
Profa. Ana Cecilia Tavares (CEP-Escola de Música de Brasilia)
"O Baixo contínuo no Brasil"
Prof. Dr.Marcelo Fagerlande (Escola de Música da UFRJ)
"Acompanhamento ao cravo na Escola de Música da UFRJ: a relevância da Prática Historicamente Informada no âmbito dos bacharelados em instrumentos modernos"
Clara Albuquerque (Escola de Música da UFRJ)
Mediadora: Profa. Dra. Luciana Camara (Universidade Federal de Pernambuco)
Sala da Congregação
18h
 Recital
Vinicius Passos Carvalho Pereira (cravo); Paula Penello (cravo); Pedro Augusto Prüfe Diniz (cravo)
Jean Philippe Rameau (Minuet en Rondeau e Minuet); Anonymous (Occelino, bel occelino); Hans Neusiedler (Der Zeuner-Tanz e Hupf auff); Anonymous (Preludium); Jean Leclerc (Minuet); François Couperin (Premier Prélude e Troisième Prélude); Dieupart (Menuet en Rondeau); Carlos Seixas (2 Sonatas em Dó maior); J. S. Bach (Preludio e Fuga em fa#menor, CBT I); G. Frescobaldi (Canzona Prima, Libro Secondo)
Sala da Congregação
10 de Novembro (quarta-feira)
14h
 Mesa-redonda
"Distinções entre músicos profissionais e amadores na Itália dos séculos XVI e XVII e seus papéis no desenvolvimento de uma vigorosa música instrumental"
Profa. Patricia Michelini (Escola de Música da UFRJ)
"Música e subjetividade no século XII e o repertório em estilo livre para cravo".
Profa. Dra. Luciana Camara (Universidade Federal de Pernambuco)
Mediadora: Profa. Dra. Lucia Carpena (UFRGS)
Sala da Congregação
18h
 Recital
Ana Isabel Cartaxo Guimarães Brasil (cravo); Carlo Arruda (cravo)
J.S. Bach (Invenção 1, BWV 772 em Do Maior e Invenção 7 BWV 778 em Mim); D. Scarlatti (Sonata K. 59 em FaM); J. P Sweelinck (Fantasia Cromática); François Couperin (Troisième Ordre em Dó menor/Maior); Dietrich Buxtehude (Prelude em Sol menor)

Nenhum comentário: