quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Fundação Ema Klabin promove Aula de Mestres sobre ritmos do Brasil Colonial e imperial


Dando continuidade ao projeto Aula de Mestres, a Fundação Cultural Ema Gordon Klabin traz, no próximo dia 4 de novembro, às 19h30, o músico e professor  Edilson de Lima e a soprano Rosemeire Moreira.
Os músicos apresentarão a história e a estética musical da Modinha e do Lundu, ritmos de grande sincretismo cultural consolidados no Brasil colonial e imperial, com influência da música africana e européia.
Segundo o pesquisador Edilson de Lima, o lundu e a modinha se desenvolveram em um ambiente de interação entre as classes sociais. O Lundu, gênero de canção urbana, configura-se a partir do batuque dos negros, primeiramente como dança e em seguida como canção, formalmente adaptado ao estilo clássico, mas com elementos advindos das camadas sociais mais populares. A modinha desenvolve-se em um ambiente social mais "elevado", influenciada pelas canções italianas e francesas em estilo clássico, com poesia que retrata a mulher idealizada, pura, quase inatingível. É nessa perspectiva que os músicos pretendem abordar esses dois gêneros, enfatizando tanto seus enlaces histórico-sociais, quanto seu estilo musical.
Os professores:
Edilson de Lima, formado em violão, bacharelou-se em Composição e Regência pelo Instituto de Artes, UNESP (SP) em 1992. Obteve o título de Mestre em Música em 1998 com a dissertação As Modinhas do Brasil, documento do final do século XVII encontrado na Biblioteca d'Ajuda, Lisboa. Entre seus trabalhos, destaca-se a produção de dois CDs com o Grupo Lira D'Orfeo; Modinhas de Amor (2004) e Lundu de Marruá (2008).
Rosemeire Moreira graduou-se em Canto pelo Instituto de Artes (UNESP).Em 1999 concluiu o curso de pós- graduação pela Royal Academy of Music (Londres), com especialização em Música de Câmara. Nos últimos anos atuou como solista em diversas obras no Brasil e no exterior como a Requiem do Pe. José Maurício Nunes Garcia e Magnificat e Missa em Si menor de J.S. Bach. Em 1999 venceu o V Concurso de Interpretação da Canção de Câmara Brasileira. Em 2007 gravou com o Grupo Lira D'Orfeo o CD Lundu de Marruá, lançado em 2008.
Serviço:
Aula de Mestres: A história e a estética musical da Modinha e do Lundu
Data: 04 de novembro  -  Horário: 19h30
Ingressos: R$ 40,00 (inteira)  e R$ 20,00 (estudantes, professores e
aposentados)
Inscrições antecipadas: 011 3062-5245 begin_of_the_skype_highlighting              011 3062-5245      end_of_the_skype_highlighting ou pelo e-mail
musica@emaklabin.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Vagas limitadas.
Local: Fundação Ema Gordon Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa - São Paulo.
Mais informações: 011 3062-5245 begin_of_the_skype_highlighting 011 3062-5245      end_of_the_skype_highlighting ou pelo site http://www.emaklabin.org.b/

Nenhum comentário: