terça-feira, 8 de novembro de 2011

A mostra “Gabinete de Arte – Inos Corradin” integra a programação do Momento Itália Brasil.

O Embaixador da Itália no Brasil, Gherardo La Francesca, e o Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, convidam para a cerimônia de abertura do Gabinete de Arte, Inos Corradin, por ocasião do Momento Itália Brasil (MIB), nesta terça (8 de novembro) às 11 horas no Café do Salão Verde da Câmara dos Deputados
Inos Corradin comemora, este ano, 60 anos de atividade artística, somando mais de 240 exposições internacionais, uma média de duas por ano, fato este que evidencia os valores cultural, estético e social de sua obra. Seus quadros resultam de muita dedicação, postulando um artista que labuta com paixão. E se fosse somente por essa razão, já nos bastaria. Mas sua pintura vai além de conceitos estabelecidos. Inos elabora o gênero humano. Suas figuras ocupam um espaço ilusório – na maioria das vezes -, lúdico, em outros momentos, irônico; sempre de maneira elegante e refinada, contextualizando seus personagens, implicando o momento atual.

O humor sutil – traço marcante de sua personalidade – é outro ponto forte nas suas composições, característica essa que cativam e emocionam os colecionadores. O artista ítalo-brasileiro, em plena maturidade técnica, traduz sua rica trajetória em cores e formas que celebram a vida e emanam uma desconcertante ternura. O resultado são telas quase oníricas. Como testemunha o crítico de arte Paolo Rizzi, “é agradável permanecer em contemplação diante desta irreal realidade que nos toca no íntimo e nos faz reviver nostálgicas harmonias infantis, lembranças de momentos nunca vividos.”
Assim é Inos Corradin, um artista comprometido consigo, mantendo ao longo destes 60 anos de carreira a coerência de uma pintura descomprometida, legitima. A presente mostra representa, em síntese, a trajetória desse artista plástico que completa 82 anos de idade durante a realização do evento. Temas recorrentes, muitas vezes, porém, envoltos na mesma atmosfera quando da primeira exposição no Brasil em 1953. Também coincide com a abertura do Momento Itália no Brasil. E todos concordam que a formação da cultura brasileira deve muito à influência italiana, que teve início na segunda metade do século 19, quando os primeiros imigrantes da Itália chegaram, trazendo seus costumes e ao mesmo tempo se integrando ao modo de vida brasileiro.
Nascido em 1929 em Vogogna (Itália), Inos Corradin vive no Brasil desde 1950. Trouxe consigo as formas e cores das aldeias de sua infância e aqui às misturou com uma experiência de Novo Mundo. Essas imagens repletas de pureza nos levam como numa mágica a estados de contemplação que nos mostram uma realidade doce, porém longe de ser alcançada. E é em torno desse ambiente lúdico que transitam músicos, equilibristas, crianças, namorados… Todos a nos chamar para um mundo de sonhos que, se entrarmos, não vamos nunca querer sair, como bem afirma Ferdinando Calmon.
O artista foi homenageado no Brasil, em 2008, pelos 50 anos de pintura e também recebeu honras do governo italiano, com exposições e comendas, incluindo sua cidade natal, em 2009. Já expôs em países da América do sul e do Norte, no Oriente Médio e Europa. Também recebeu vários prêmios na Itália, França e Coréia do Sul entre outros.
Serviço: Gabinete de Arte, Inos Corradin
Abertura: 8 de novembro de 2011 (terça) às 11 horas
Local: Café do Salão Verde da Câmara dos Deputados
Visitação: Sábados, domingos e feriados das 9 às 17 horas até o dia 22 de janeiro de 2012
Visita guiada, com saída a cada meia hora do Salão Negro.
Entrada gratuita

Nenhum comentário: