terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tosca abre 10º Festival de Ópera do Teatro da Paz


Entre os dias 8 de novembro e 3 de dezembro a cidade de Belém do Pará volta a ser palco do segundo grande festival de ópera da região Norte do país. Em sua 10ª edição, o Festival de Ópera do Teatro da Paz terá como programa principal a montagem da ópera Tosca, de Puccini, sob regência e direção musical do maestro Carlos Moreno e com direção cênica de Mauro Wrona.
No papel de Tosca estará a soprano Silviane Bellato, enquanto o pintor Cavaradossi é interpretado pelo tenor Eric Herrero e o chefe de polícia Scarpia pelo barítono Rodrigo Esteves. No elenco há também o Coral Lírico do Festival de Ópera do Teatro da Paz, a Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz e o Coral Vale Música. A cenografia é de Fernando Pessoa e os figurinos de Elena Toscano.
Em sequência à programação do Festival, no dia 16 haverá a apresentação de balés de óperas com coreografia de Ana Hunger. No dia 22 um concerto lírico com a Orquestra Jovem Vale Música será regido pelo maestro e compositor húngaro Philippe Forget e terá obras de Verdi, Puccini e Bizet, entre outros. No dia 23, a soprano Laura Cardoso, o barítono Rodolfo Giugliani e o pianista Paulo José Campos de Melo realizam um recital operístico com a participação especial da soprano Patrícia Oliveira.
Já no dia 26 estreia a versão encenada da cantata profana Carmina Burana, dirigida por Maria Sylvia Nunes sob regência de Miguel Campos Neto. O elenco terá os solistas Liz Nardotto, Federico Sanguinetti e Flavio Leite e o Coral Lírico do Festival de Ópera do Teatro da Paz, a Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz e o Coral Vale Música.
Oficinas de figurino e iluminação, um master class de canto, assim como uma palestra de Sérgio Casoy sobre a obra de Puccini completam a programação, que encerra em 3 de dezembro com um grande concerto ao ar livre, unindo duas orquestras, três corais e os principais cantores dos espetáculos apresentados durante o mês de novembro.

Nenhum comentário: