sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Hermeto Pascoal leva suas experiências sonoras para o festival Europalia

O mago da música instrumental brasileira, Hermeto Pascoal, será a próxima atração do Festival Internacional de Artes da Europa – Europalia.Brasil 2011.
O festival, que está sendo realizado na Bélgica e países vizinhos até janeiro de 2012, neste ano tem o Brasil como país tema. O Grupo Musical de Hermeto Pascoal apresenta-se nas cidades belgas de Gent, dia 17, e Bruxelas, dia 18, e em Paris, no dia 21.
Considerado o precursor da música experimental no Brasil, o multi-instrumentista revolucionou o cenário musical ao fundir ritmos tradicionais do país com elementos da música internacional e ao utilizar uma profusão de instrumentos, que vão desde o piano a chaleiras com água e fios da própria barba. Ele criou uma linguagem musical totalmente nova, que classifica como “Música Universal”, onde reúne sons da natureza com belíssimos arranjos musicais, junto com muita improvisação e mistura de ritmos.
Aos 75 anos de vida, criando incessantemente, Hermeto, nascido no município de Arapiraca (AL), já compôs mais de 4 mil músicas e possui uma legião de seguidores de seu estilo musical, tanto no Brasil como no  exterior. Inovando sempre, disponibilizou em seu site na internet toda a sua discografia e as partituras de suas composições para serem livremente utilizadas por outros músicos.
No Europalia, Hermeto apresenta-se com os músicos Itiberê Zwarg (Contrabaixo); Márcio Bahia (bateria); Fábio Pascoal (Percussão); Vinicius Dorin (Saxofone e flauta); Andres You Mark (piano) e Aline Morena (Vocal e Viola).

Nenhum comentário: