quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Sinfônica de São Paulo se apresenta em Curitiba

Começou no Rio de Janeiro, a turnê brasileira da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), que termina na semana que vem, com duas apresentações em Curitiba, no Teatro Guaíra. Uma, com ingressos a R$ 50, acontece no dia 9 de novembro, às 21 horas, e a outra, com entrada franca, acontece na manhã seguinte, às 11 horas.
Com regência do francês Yan Pascal Tortelier, regente titular da Osesp até o fim desta temporada, serão apresentadas duas obras do alemão Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-1847) – Sonho de Uma Noite de Verão: Abertura e Concerto para Violino em Mi Menor.
Esta última tem participação do jovem violinista ítalo-germânico Augustin Hadelich como solista convidado. O músico é uma das maiores revelações atuais do violino, e já se apresentou com orquestras importantes como a Filarmônica de Nova York, além de ter vencido importantes prêmios de violino, como a Competição Internacional de Violino de Indianapolis, em 2006, e do Avery Fischer Career Grant, em 2009.
O concerto terá ainda uma seleção de Tortelier para cenas do balé Romeu e Julieta, do russo Serguei Prokofiev (1891–1953).
Entre os extras, a orquestra apresenta a Suíte Popular Brasileira, obra composta especialmente para a Osesp, com orquestração do pianista e maestro Nelson Ayres. A suíte, que foi estreada pela orquestra em setembro deste ano, na Sala São Paulo, faz parte do programa do concerto aberto da quinta-feira.
Tortelier fica até o fim do ano como titular da Osesp. Ele será sucedido pela maestrina norte-americana Marin Alsop, que assume a orquestra de 2012 a 2016 ao lado do novo maestro associado, Celso Antunes. Tortelier continuará regendo a Osesp nas temporadas de 2012 e 2013 como convidado de honra.

Nenhum comentário: