quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Orquestra de Câmara da Osesp

Simone Menezes regente
ProgramaThomas ADÈS
Living Toys
Toru TAKEMITSU
Rain coming
Lera AUERBACH
Serenade For a Melancholic Sea, Op.68
Arvo PÄRT
Mein Weg
Michael TIPPETT
Concerto Para Dupla Orquestra de Cordas
Notas de ProgramaA pluralidade estética da música contemporânea é reveladora de uma busca contínua por novas formas de expressão. Essa riqueza de direções, pensamentos e estilos não seria possível sem a liberdade criativa alcançada não só por compositores e intérpretes, mas também por um público ávido por novas descobertas. Dentro desse espírito de diversidade, a Osesp faz a estreia brasileira de Living Toys, do compositor inglês Thomas Adès.
A obra foi inspirada em um conto do folclore espanhol que fala do sonho de um menino em se tornar herói: “Eu serei um herói e dançarei com anjos e touros, e lutarei com touros e soldados, e morrerei como herói em um lugar distante e serei enterrado como herói”. O compositor faz uso de vários estilos musicais na criação de uma obra de natureza caleidoscópica e repleta de imagens e sensações. Como exemplo, enquanto as duas primeiras partes (“Angels” e “Aurochs”) utilizam sonoridades exuberantes que nos remetem a elementos da música espanhola, em “Ballet” e “Militiamen” ritmos de influência jazzística são sobrepostos a linhas melódicas de grande complexidade. Já os dois últimos movimentos, “Playing Funerals” e “Tablet”, revelam uma música de texturas límpidas e contemplativas.
A segunda peça do programa nos traz o compositor Toru Takemitsu, um dos principais nomes da música japonesa do século XX. Influenciada por compositores como Claude Debussy, Olivier Messiaen e John Cage, a música de Takemitsu utiliza uma palheta de timbres bastante rica e sensível. Essa sensibilidade também está presente no trata- mento que o compositor dá ao tempo. O ouvinte torna-se um viajante dentro de uma paisagem
Serviços:
20 Nov 11 /  Domingo  17h00
Sala São Paulo - Série de Câmara
Praça Júlio Prestes, S/N
São Paulo-SP Brasil

Nenhum comentário: