terça-feira, 1 de novembro de 2011

Exposição de Anita Malfatti abre Virada Cultural em Curitiba

Anita Malfatti

A abertura da exposição “Anita Malfatti”, marcada para o dia 5 de novembro, às 11 horas, no Museu Oscar Niemeyer (MON), será a primeira atividade da Virada Cultural 2011 em Curitiba. A mostra, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, reúne cerca de 100 obras da artista que revolucionou a estética e a arte no Brasil no início do século 20. As pinturas expostas nos 500 metros quadrados da sala Miguel Bakun fazem parte de coleções particulares e de instituições públicas e privadas. Nos dias 5 e 6 de novembro a entrada no MON será gratuita.
 “É uma oportunidade para o público conhecer as obras desta grande artista que, com uma atitude de vanguarda, deu nova dimensão à arte brasileira”, diz o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.
A arte de Anita Malfatti (1899-1964) deflagrou o que viria ser chamado de modernismo brasileiro. Em 1917 ela provocou escândalo em São Paulo ao exibir 53 trabalhos ousados. Monteiro Lobato reagiu ao experimentalismo da artista com um artigo, hoje célebre, chamado “Paranoia ou mistificação?”, no qual compara o trabalho de Anita “aos desenhos dos internos dos manicômios”. Mas o ataque do renomado escritor, que não foi o único a protestar contra a artista, promoveu e consagrou Anita. Em 1922, ela e outros poetas, escritores e intelectuais promoviam a Semana de Arte Moderna. Desde então, a arte no Brasil nunca mais foi a mesma.
PROGRAMAÇÃO – Além da exposição de Anita Malfatti, durante a Virada Cultural o público poderá visitar gratuitamente as outras mostras que estão em cartaz no museu, como Brasiliana – Coleção Itaú; De Valentim a Valentim; Marc Riboud; 6ª Bienal Vento Sul; Gaspar Gasparian – Um Fotógrafo; Piotr Kunce: Cartazes Poloneses; Map: Início do Acervo MON e Mulheres no Acervo MON.

Nenhum comentário: