quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Destaques , concertos de novembro em 7 capitais

Aracaju (SE)
A Orquestra Sinfônica do Sergipe (ORSSE) inicia o mês de novembro tocando na Catedral Metropolitana de Aracaju, dia 10. Sob a regência de Daniel Nery, recebe dois solistas: Kimberly Fredenburg interpreta o “Concerto para viola e orquestra”, de Camargo Guarnieri, e Kevin Vigneau sola o “Concerto para oboé e orquestra de cordas, em lá menor”, de Vaughan Williams. A “Sinfonia N. 2”, de Bartók, fecha o programa.
No dia 24, a ORSSE oferece música de câmara no Palácio Museu Olimpio Campos. A regência novamente fica por conta do maestro Nery.
Em 25 de novembro, a vez da orquestra subir ao palco do Teatro Tobias Barreto, comandada por Marcelo de Jesus. A “Sinfonia em Ré maior”, de Bellini, abre o espetáculo. Na sequência, a pianista Karin Fernandes será solista no “Concerto para piano e orquestra N. 1, S. 124, em Mi bemol maior”, de Liszt. O conjunto encerra o programa com a peça “Choros N. 6”, de Villa-Lobos.
Aracajú recebe a Turnê Brasil 2011 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) no dia 3. O concerto será no Teatro Tobias Barreto. Yan Pascal Tortelier é o regente e o violinista Augustin Hadelich é o solista do programa que tem obras de Mendelssohn e Prokofiev.
ORQUESTRA SINFÔNICA DO SERGIPE: www.orquestrasinfonica.se.gov.br
Belo Horizonte (MG)
Dia 22, no mesmo palco, o spalla da OFMG, Anthony Flint, e o chefe de violas, João Carlos Ferreira, destacam-se na “Sinfonia concertante”, de Mozart. O espetáculo terá ainda “La clemenza di Tito: Abertura”, de Mozart; e a “Sinfonia N. 6”, de Prokofiev. Regência do maestro convidado Stefan Sanderling.
Pela série de Concertos para a Juventude, a OFMG convida o pianista Ronaldo Rolim para apresentação no Sesc Palladium no dia 27. Sob a batuta de Marcos Arakaki, o grupo toca a abertura da ópera “O barbeiro de Sevilha”, de Rossini; “Variações sobre uma canção de ninar”, de Dohnányi; “Peer Gynt: suíte N. 1, Op. 46”, de Grieg; e “Suíte Masquerade: Galop”, de Katchaturian.
A temporada 2012 da Filarmônica de Minas Gerais já foi anunciada. A venda de novas assinaturas será feita no período entre 10 de novembro de 2011 até 11 de fevereiro de 2012.
ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS: www.filarmonica.art.br
Brasília (DF)
O maestro Cláudio Cohen estará à frente da orquestra nos demais concertos do mês. Dia 15, com o flautista José Evangelista no “Concerto para flauta”, de Haydn, e ainda a “Sinfonia N. 5”, de Mahler.
Dia 22, com o clarinetista Marcos Cohen nas “Cinco Bagatelas para clarineta”, de Finzi, abertura da ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes; suíte “Porgy and Bess”, de Gershwin; e “La valse”, de Ravel. Dia 29, a OSTNCS apresenta “Adagio in Memorian of Gustav Mahler”, de Edgard Felipe, e a “Sinfonia N. 1”, de Mahler.
Todos os concertos acontecem na Sala Villa Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro.
A Capital Federal recebe a Turnê Brasil 2011 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) no dia 6. O grupo regido por Yan Pascal Tortelier toca no Teatro Nacional. O solista é o jovem violinista alemão Augustin Hadelich. O programa apresentado em Brasília é o mesmo das demais capitais que recebem a Osesp em seu giro nacional: obras de Mendelssohn e Prokofiev.
ORQUESTRA SINFÔNICA DO TEATRO NACIONAL CLAUDIO SANTORO: www.sc.df.gov.br
Curitiba (PR)
O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba interpreta “Ein Deutsches Requiem, Op. 45”, de Brahms, nos dias 11 e 12. Sob a regência de Helma Haller, o coro apresenta a obra em versão para piano a quatro mãos com duas pianistas paranaenses, Clenice Ortigara e Carmen Célia Fregoneze. A soprano Simone Foltran e o barítono Carlos Eduardo Marcos serão os solistas – no dia 11, ao meio-dia, haverá ensaio do espetáculo aberto ao público, seguido de uma conversa sobre com a maestrina.
Pela série de música de câmara, a capela Santa Maria recebe o trio formado por Marília Vargas (soprano), Ricardo Kanji (flautas) e Guilherme Camargo (cordas  dedilhadas), dias 16 e 17. Os músicos apresentarão modinhas e lundus. Dias 23 e 24, o espetáculo “We spoke: Primitive”, que une os músicos curitibanos Vina Lacerda e Caroline Lohmann, ao grupo de percussão suíço “We spoke”. No programa, obras de Vinko Globokar, Debussy, George Crumb e John Cage.
Curitiba é uma das cidades a receber dois concertos da Turnê Brasil 2011 da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp): um em teatro e outro ao ar livre, ambos no Guaíra. O primeiro concerto é na noite do dia 9. O concerto aberto é pela manhã, no dia 10.
FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
Porto Alegre (RS)
No período de 16 a 20 de novembro, a Ospa promove o “Concurso Jovens regentes, solistas e compositores”.
A orquestra gaúcha volta a se apresentar, dia 22, na Igreja Santa Cecilia. O maestro Tiago Flores estará à frente do grupo em obras de Mozart: abertura da ópera “As bodas de Fígaro”; “Concerto para clarinete K. 622, em Lá maior; e “Sinfonia N. 25 K. 183, em sol menor. Diego Grendene será o solista do concerto.
A Ospa volta ao Salão de Atos da UFRGS, no dia 29, para tocar Turina, D. Milhaud, Rossini e Puccini. O programa terá árias de óperas interpretadas por Carla Maffioletti e Juremir Vieira. A regência fica por conta de Carlos Spierer.
O Theatro São Pedro apresenta o espetáculo “Concertinos para Piano” no dia 21. Sob a batuta de Antônio Carlos Borges-Cunha, a Orquestra de Câmara do teatro (OCTSP) recebe a pianista paulista Catarina Domenici em estréias de obras de Ricardo Tacuchian e Ronaldo Miranda.
ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE: www.ospa.org.br
THEATRO SÃO PEDRO: www.teatrosaopedro.com.br/tsp/novo
ORQUESTRA DE CÂMARA THEATRO SÃO PEDRO: www.orquestratsp.com.br
Salvador (BA)
Dia 17, concerto gratuito na Catedral Basílica. Emmanuele Baldini exercerá função dupla como regente e solista de obras de Bach e Vivaldi. O programa terá ainda “Largo”, de G. Tartini; e “Canon”, de Pachelbel.
Dia 24, a Osba volta ao Teatro Castro Alves, com o maestro Eduardo Torres. No repertório,  “Abertura Rosamunda, D. 644” e “Sinfonia N. 8 em si menor, D.759 (Inacabada)”, de Schubert; “Fantasia”, de Villa-Lobos; e “Concerto para percussão e orquestra”, de W. Gomes. Os solistas serão Richard Young (viola) e Jorge Sacramento (percussão).
No dia 26, o conjunto baiano toca no Rio de Janeiro, participando da programação do Festival Villa-Lobos.
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) realiza sua Turnê Brasil 2011 passando por sete cidades. Em Salvador, há concerto no  Teatro Castro Alves no dia 1 e concerto ao ar livre no dia 2, este realizado na concha acústica do mesmo local. Yan Pascal Tortelier é o regente, sendo solista o violinista alemão Augustin Hadelich. No programa, "Sonho de uma Noite de Verão, Op.21: Abertura" e "Concerto Para Violino em Mi Menor, Op.64", ambos de Mendelssohn, e  "Cenas de Romeu e Julieta" (seleção de Yan Pascal Tortelier) .
ORQUESTRA SINFÔNICA DA BAHIA (OSBA): http://www.tca.ba.gov.br/02/05coest/02osba/index.html
Vitória (ES)
Dia 30, a orquestra capixaba estará novamente no Teatro Carlos Gomes para concerto da série “Quarta Clássica”. Sob a batuta de Oiliam Lanna, o grupo recebe a soprano Laura de Souza e o barítono Licio Bruno, no “Réquiem alemão (“Ein deutsches Requiem, Op. 45”)”, de Brahms. O Coro Sinfônico da Fames também participa da apresentação, sob a regência de Sanny Souza.
ORQUESTRA FILARMÔNICA DO ESPÍRITO SANTO: www.secult.es.gov.br/?id=/espacos_culturais/hotsites/ofes/capa

Nenhum comentário: