segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Quinteto Experimental de Sopros vence concurso (RJ)


O Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ acaba de conquistar o primeiro lugar no IV Furnas Geração Musical, evento integrado à 49a edição do Festival Villa-Lobos. O anúncio aconteceu ontem, dia 15, no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Ao todo 21 grupos participaram do certame, desde duos a octetos, com as mais variadas formações musicais e vindos de diversos estados – Rio, Minas, Pará, entre, outros – e do Distrito Federal. Na final, o quinteto sobrepujou quatro outros grupos concorrentes. O júri foi presidido pelo clarinetista José Botelho, homenageado na noite pelos seus 80 anos, e integrado por Luis Carlos Justi, Hugo Pilger, João Luiz Areias e Lucia Barrenechea.
Formado por alunos da graduação e coordenado pelo professor Aloysio Fagerlande. O quinteto é apoiado por bolsas Pibex da PR-5/UFRJ. Os músicos vêm desenvolvendo diversas atividades de extensão e apresentado aos mais variados públicos o repertório desta tradicional formação.
O concurso, ligado às Oficinas de Música de Câmara do Festival, contou com a direção de Antônio Augusto, docente da EM.  Músicos importantes no panorama carioca, como o Quinteto Villa-Lobos, o Quarteto Radamés Gnattali, o Art Metal Quinteto e a pianista Lucia Barrenechea, ofereceram oficinas para os grupos inscritos.

Nenhum comentário: